Uma dúvida muito comum dos nossos clientes é a possibilidade de o Simpax trocar informações com sistemas de terceiros, principalmente com Registradores Eletrônicos de Ponto de outros fornecedores e aplicações de Folha de Pagamento de outros desenvolvedores.
A resposta é simples e direta: SIM! O Simpax “conversa” com sistemas de terceiros!!!
E ele pode trocar estas informações basicamente de 2 formas: através dos arquivos AFD e AFDT, definidos pela Portaria 1510 do MTE, e através do Simpax.Integra, a interface de integração do Simpax.
A melhor forma, mais transparente e automática para o cliente, é geralmente a 2a: o Simpax.Integra.
O Simpax.Integra é um conjunto de interfaces baseadas em web services que permitem que se automatize tanto a entrada de dados no Simpax quanto extração de dados dele. Assim podem ser criadas aplicações, sejam pela SIMPAX, sejam pelos clientes, para que o Simpax importe e exporte dados para outros sistemas de forma automatizada, permitindo a comunicação com praticamente qualquer tipo de programa e principalmente com Folhas de Pagamento.
O mesmo Simpax.Integra também é a base para que o Simpax “converse” com REPs de outro fornecedores.
Veja no diagrama abaixo a arquitetura do Simpax.Integra:
Porém também é possível que o Simpax troque dados com outros sistemas e REPs de forma não-automatizada, sem a necessidade de desenvolvimento ou intervenção e apoio da SIMPAX.
Para “falar” com REPs de terceiros de forma não-automática basta que se extraia o AFD do Relógio de Ponto homologado e se utilize a opção Pendrive / Coletar Dados. No entanto o envio dos Nomes e PIS dos funcionários deve ser realizada pelo programa original do REP.
Já para enviar os registros de ponto do Simpax para o sistema de Folha de Pagamento de forma não-automática basta usar as opções Fiscalização MTE / Exportar AFD (para enviar os registros sem tratamento) ou Fiscalização MTE / Exportar AFDT (para enviar os registros já tratados).