O relógio de ponto eletrônico é o que existe de mais moderno no processo de controle de frequência de funcionários, realizado diariamente nas empresas. Sua utilização traz grandes benefícios, entre eles a redução de custos, otimização nos processos gerenciais e o aumento na produtividade da empresa. Através dele, os trabalhadores registram e armazenam dados das marcações de ponto. Com essas informações é possível tornar o processo de gestão ainda mais prático e seguro.

 

O relógio de ponto de ponto e suas vantagens

 

Uma empresa que adota o uso do equipamento de ponto facilita a gestão de seus recursos humanos, se respalda contra problemas trabalhistas e aumenta o rendimento da sua equipe. Conheça 3 vantagens na utilização do relógio de ponto para controle de frequência de funcionários:

 

1- Seguro para a Empresa e seus Funcionários

relógio de ponto eletrônico - rep

 

O relógio de ponto eletrônico é um dispositivo regulamentado pela Portaria 1510 e proporciona segurança jurídica para a empresa que o utiliza, pois é capaz registrar de forma eficiente, todos os dados de frequência dos colaboradores cadastrados pela organização, assim respaldando a empresa contra fraudes e processos trabalhistas.

O equipamento possui uma impressora embutida, permitindo que o funcionário ao marcar o ponto, possa receber um recibo de sua atividade, lhe possibilitando guardar a comprovação de sua frequência. Deste modo, o colaborador pode ter o controle sobre as horas trabalhadas, comprová-las se necessário e passa a ter mais pontualidade em seus horários, evitando perdas em seu salário por descontos indevidos. 

 

2 – Aumento na Produtividade

registro de ponto

 

O relógio de ponto é a melhor ferramenta para fazer a marcação da frequência, pois acelera o processo de gerenciamento de pessoas e a averiguação do cumprimento das horas trabalhadas. O aparelho pode reconhecer funcionários por meio do uso de cartões, biometria ou teclado.

Este aparelho garante o rendimento dos trabalhadores e o cumprimento da jornada estabelecida, evitando horas extras desnecessárias. Desse modo a empresa reduz custos e os colaboradores podem ter uma melhor qualidade de vida. Os dados dos funcionários que são registrados no equipamento, podem ser integrados a um software de ponto e este administrado pelo setor de recursos humanos.

O software de ponto é um programa desenvolvido para ser integrado ao relógio de ponto eletrônico, podendo ser acessado de computadores, tablets ou smartphones. Em certos casos, ainda é possível acessar a plataforma, sem necessitar de instalações, cabeamentos extensos e evita gastos adicionais.

Aplicando a tecnologia na empresa, você deixa de utilizar uma grande quantidade de papel, que antes era utilizada nos livros de assinatura de ponto, assim trazendo a praticidade do controle para a palma da sua mão. Fazer todo o monitoramento, consultas, conferências e comprovações fica mais fácil, rápido e ao seu alcance.

O gestor que dispõe desses recursos tem mais tranquilidade para trabalhar pois tem todo o domínio dos horários em que seus colaboradores executaram suas funções na empresa, pagando de acordo com o tempo de trabalho e ainda oferecendo mais segurança e saúde financeira para sua organização.

No que diz respeito aos funcionários, os dados de frequência podem ser utilizados para motivá-los a obter melhores resultados em seu trabalho, assim, eles vão sentir que seu esforço está sendo notado e devidamente valorizado trazendo mais resultados positivos para a empresa.

 

3 – Integração com software

software de ponto

Ao integrar o sistema de ponto a um software, o administrador tem em mãos um sistema que agiliza as tarefas rotineiras do setor de recursos humanos. Ele tem um controle preciso do tempo de trabalho e também das horas extras, assim permitindo mais facilidade na emissão de relatórios e análises diárias.

O aparelho através de conexão com a internet, seja através de rede local, wi-fi ou 3G, transfere os dados de frequência dos funcionários cadastrados em tempo real, para o sistema que disponibiliza para o administrador de forma clara, as informações dos trabalhadores, notas complementares e o possibilita gerar relatórios com base nesse material.

Toda a contabilização de dias úteis, das faltas e horas extras de trabalho dos colaboradores são feitas de forma automática. O gestor pode cadastrar os benefícios de seus funcionários e dentro do software e controlar a emissão deles. No final, tudo pode ser exportado em outros formatos, onde o usuário escolhe se deseja exportar em um documento impresso, uma planilha ou um arquivo PDF.

Essa integração requer um investimento por parte da empresa, que agrega, a otimização dos processos de gerência, reduz tempo gasto em processos e possibilita administrar os colaboradores em tempo real. O gestor tem um controle muito mais eficiente sob seus colaboradores, além de se resguardar contra problemas de perda de dados, pois ao utilizar a tecnologia, a empresa fica muito mais segura.

 

Conclusão

 

A empresa que utiliza um sistema de ponto, se resguarda contra futuros inquéritos, reclamações e multas trabalhistas. Ao usar um software, as informações são enviadas do equipamento para o sistema. Com o acesso a esses dados, o gestor pode emitir relatórios sobre as horas trabalhadas, monitorar a produtividade de seus colaboradores e ver se a jornada de trabalho está sendo realizada de forma adequada.

Fazendo esta combinação entre o equipamento e software, todos os dados da sua empresa estão protegidos e você possui a liberdade de acessá-los sempre que desejar. Adquira este serviço e tenha a seu dispor recursos para otimizar sua gestão de sua instituição. Sua empresa utiliza ponto eletrônico para controlar a frequência dos funcionários? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência.

 

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