fbpx
(21) 3380-9650 / (11) 4872-8258 comercial@simpax.com.br

Por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), muitas empresas precisaram se adaptar em vários aspectos até que tudo retorne a normalidade. Um dos pontos que precisou ser repensado foi o controle de ponto para os colaboradores que agora estão em home office. Neste artigo você irá entender melhor como funciona a modalidade de trabalho remoto e de que forma administrar sua equipe.

O conceito de Trabalho Home Office

boas práticas do trabalho home office - simpax

O Home Office é todo tipo de trabalho realizado fora das empresas, geralmente na casa do colaborador ou em espaços alternativos como cafés ou locais de coworking. Essa modalidade habitualmente é utilizada por profissionais freelancers ou autônomos. Por causa da pandemia esta realidade também se estendeu aos profissionais de carteira assinada.

Essa nova rotina traz benefícios ao trabalhador, mas por outro lado, também é um grande desafio para que o gestor consiga manter a os resultados de sua equipe sem prejudicar a qualidade de vida de seus funcionários. Sendo assim é fundamental conhecer as melhores práticas para gestão do trabalho home office de forma que se mantenha a produtividade sem afetar negativamente seus colaboradores.

O Home Office perante à Lei

Na legislação brasileira é considerado como home office toda função realizada fora das dependências da empresa, mediante o uso das tecnologias da informação e comunicação. Não podemos confundir o home office, com as funções que tradicionalmente executadas fora da base do empregador, como no caso de consultores, vendedores e técnicos que fazem a manutenção de equipamentos.

O artigo 75-C da CLT determina que a prestação de serviço na modalidade home office deve constar no contrato de trabalho. Com a MP 927, não será necessário alterar o contrato de serviço. Com o passar da crise, o trabalho em sua modalidade convencional deve ser restabelecido. Os trabalhadores nesta modalidade tem os mesmos direitos garantidos pela CLT que aqueles que mantiverem suas atividades presenciais. Ou seja, ele poderam receber FGTS, férias, 13º salário, entre outros.

O Controle de Ponto para Home Office via Aplicativo

Boas práticas da gestão home office

Para manter a produtividade empregador e colaborador podem entrar em um acordo focado em tarefas ou produtividade. Por meio das novas tecnologias é possível fazer uma excelente gestão mesmo estando fora das dependências da empresa. Um bom exemplo disso é controle de ponto pelo celular.

O ponto mobile é uma solução alternativa respaldada pela Portaria 373 do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Esta lei foi promulgada para flexibilizar algumas exigências do controle de ponto eletrônico, ou seja, ela complementa a Portaria 1510/2009.

Ao investir em um aplicativo a empresa tem um custo bem reduzido se comparado ao relógio de ponto. Isso porque o sistema quase não gera valores de manutenção e muitas das vezes o suporte está incluso no plano contratado, ou seja, você não tem surpresas desagradáveis.

Esse programa irá complementar as funções do relógio biométrico, permitindo que o gestor analise os registros, faça correções e emita relatórios. O uso do programa reduz consideravelmente o tempo gasto pelo profissional de RH. As tarefas que antes levavam horas para serem executadas, agora podem ser resolvidas em poucos cliques.

Sendo assim, o gestor é capaz de gerir a produtividade de toda sua equipe de qualquer lugar, apenas estando conectado à internet. Com essa ferramenta fica fácil gerenciar todo o ciclo de trabalho, e em seguida, emitir relatórios para tomar decisões de maneira mais fácil e rápida.

Controle de Ponto para Home Office: Conclusão

A adoção da tecnologia é fundamental para que os gestores mantenham a sintonia com seus colaboradores e a continuidade nos resultados. Neste contexto, o uso do ponto pelo celular pode ajudar a organizar sua equipe em home office, controlar as horas trabalhadas e entender seu rendimento.

Utilizar boas práticas na gestão reduz o tempo gasto e melhora consideravelmente o ritmo de trabalho de seus funcionários. Por isso utilizar uma solução em nuvem traz excelentes benefícios para sua que podem se estender para além do período de crise. Você faz o controle de ponto para home office? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência conosco!

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Compartilhe agora!

Publique nas redes sociais!

× Orçamento por WhatsApp