(21) 3380-9650 / (11) 4872-8258 comercial@simpax.com.br

O controle da jornada de trabalho é fundamental para o bom funcionamento de qualquer empresa. Nele deve estar registrado o horário de entrada, saída, os intervalos de alimentação e repouso dos funcionários. Essas informações devem ser coletadas diariamente, inclusive no que diz respeito a extras, atrasos e faltas, mesmo que estas sejam justificadas. O gestor com esse domínio pode tomar as medidas certas para melhorar os resultados de sua empresa.

Dicas para uma Gestão eficiente da Jornada de Trabalho

Ao monitorar expediente de sua equipe, o gestor pode medir a regularidade dos seus funcionários e consequentemente medir seus resultados. Com as ferramentas certas, esse processo se torna mais prático. Conheça 3 dicas infalíveis para fazer o controle da jornada de trabalho em sua empresa:

1 – Instale um Relógio de Ponto

Relógio de Ponto com biometria - Control ID

Com o uso de um Relógio de Ponto, também chamado de REP (Registrador Eletrônico de Ponto), o controle de jornada se torna muito prático e qualquer tentativa de fraude é eliminada. Isso porque os equipamentos podem contar com o uso de biometria.

Este recurso possibilita ao empregador receber informações mais seguras e garante que o equipamento só possa ser utilizado por colaboradores previamente cadastrados, já que a biometria em si, utiliza as características biológicas específicas que são intransferíveis. Outro benefício, é o fato de que é necessária a presença física para a marcação do ponto.

O relógio de ponto é o equipamento mais recomendado, pois além de tornar o processo mais rápido e prático, também ajuda a empresa em auditorias, pois ajuda a mesma a se manter de acordo com a legislação vigente.

Sua utilização possui normas que são estabelecidas por lei. Em 2009, através da edição da Portaria 1.510, o Ministério do Trabalho e Emprego lançou diretrizes sobre deste sistema, disciplinando o seu uso por parte das instituições. Elas devem possuir um relógio homologado e o software deve estar de acordo com as regras da portaria.

Assim que o ponto é marcado, o trabalhador recebe um comprovante impresso e o gestor também tem acesso a essas informações por intermédio de um sistema instalado no relógio.

2 – Use um Software para Gestão da Jornada de Trabalho

Software para gestão da jornada de trabalho - simpax

Um software para gestão da jornada de trabalho é a forma mais rápida para acessar os registros de ponto de sua equipe. Esses programas normalmente se integram aos relógios de ponto instalados, recebem seus dados e ajudam na gestão da jornada.

De acordo com seu desenvolvimento, é possível cadastrar colaboradores, separar por unidades, configurar banco de horas, colocar faltas e justificativas e até mesmo acompanhar as marcações de ponto em tempo real. Nele você pode cadastrar diferentes ciclos de trabalho, integrar a sua folha de pagamento, direcionando suas ações de forma mais rápida e eficiente.

Os registros ficam armazenados em servidores seguros com backups rotineiros evitando perdas de dados e prejuízos para a instituição. O usuário tem a liberdade de acessar a plataforma direto da web, precisando apenas ter acesso à internet.

É uma ferramenta ideal para gestores que trabalham em Home Office ou estão viajando e precisam supervisionar sua equipe mesmo estando distante da sede da empresa.

3 – Tenha um Aplicativo para Controle de Jornada

Aplicativo para controle da jornada de trabalho

Nas empresas que possuem funcionários externos ou que trabalhem no formato home office, também é possível controlar a jornada de trabalho e supervisionar a produtividade. O colaborador pode baixar um aplicativo em seu celular para realizar a marcação do ponto de qualquer lugar. Essa ferramenta é fundamental para as instituições que possuem colaboradores que trabalham em diversas filiais.

O gestor recebe instantaneamente a localização em que o funcionário está e o horário em que o ponto for marcado, assegurando que o colaborador está em serviço e executando as atividades incumbidas pela empresa. Assim ele pode administrar esses funcionários de forma eficiente, podendo obter relatórios detalhados, registros de faltas e atrasos, tudo online.

O aplicativo é integrado a um software de gestão de jornada e ambos trabalham com o controle de frequência de funcionários. Combinados eles possibilitam ao gestor um controle abrangente sobre suas equipes, dando a possibilidade de localizar seus colaboradores, traçar metas de produtividade e levar sua empresa a alcançar ótimos resultados.

Conclusão

Ao fazer uma gestão eficiente da jornada de trabalho, a empresa reduz consideravelmente o risco de ter problemas e evita processos trabalhistas por erros relativos a controle de funcionários. O gestor por sua vez, realiza seu trabalho em menos tempo e de forma muito mais produtiva.

Fale conosco e saiba como aplicar estratégias como essa dentro da sua empresa. Saiba novas maneiras de elevar a produtividade na sua equipe e torne o controle de jornada mais eficiente na sua instituição.

De que maneira os funcionários marcam ponto em sua empresa? Você utiliza alguma  ferramenta para fazer a gestão da jornada de trabalho de seus funcionários? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência conosco.


Pin It on Pinterest

Compartilhe agora!

Publique nas redes sociais!

× Orçamento por WhatsApp