fbpx
(21) 3380-9650 / (11) 4872-8258 comercial@simpax.com.br

A ronda de segurança é uma atividade essencial em propriedades de médio e grande porte. Ela traz mais proteção para todos aqueles que frequentam o local. As pessoas que trabalham e visitam a propriedade se sentem mais seguros e o patrimônio ali presente fica mais resguardado. Com o avanço dos crimes é necessário se prevenir contra ataques. Conheça o mecanismo de Controle de Ronda, o Bastão de Ronda e como são importantes na segurança patrimonial.

O que é a ronda e como são realizadas

O termo ronda se refere à vistorias em instalações em geral para visualizar os principais pontos de acesso e possíveis vulnerabilidades, para prevenir riscos com potencial de gerar situações indesejadas. Ela tem a finalidade de cobrir espaços entre os pontos de controle de acesso e postos de vigilância. Sua execução é fundamental para identificar comportamentos suspeitos, violações e outras situações que gerem risco para as pessoas e danos ao patrimônio do contratante.

A ronda é um dos serviços mais importantes realizado pelo profissional de segurança privada na atividade de segurança patrimonial, pois ela ajuda esse profissional, a fazer o controle efetivo dos locais, a observação interna de pessoas, veículos e materiais, assim como se fazer percebido gerando um efeito dissuasivo e trazer uma sensação de segurança para aqueles que se encontram no local.

O uso do Bastão de Ronda

A ronda de segurança deve ser controlada por uma tecnologia capaz de fiscalizar o colaborador e que disponibilize informações para o cliente de que a ronda está sendo devidamente realizada. Seguindo por essa premissa, muitas empresas fazem uso do Bastão de Ronda. O bastão de ronda é um equipamento eletrônico capaz de monitorar ambientes à distância e é muito empregado por vigilantes.

O bastão de ronda é amplamente utilizado e sua principal função é a de gerenciar os vigilantes durante seu turno de trabalho. Com essa ferramenta, a empresa consegue averiguar se o funcionário passou nos pontos de ronda, além dos horários das passagens e comprovar que a rota está sendo seguida. Seu funcionamento ocorre da seguinte forma, o portador do bastão passa em cada ponto de ronda e o aponta para os buttons de ronda.

O led acoplado é acionado e este faz a leitura dos botões inteligentes que ficam posicionados em locais estratégicos. Os bastões emitem sinais sonoros que ajudam a orientar o vigilante durante a ronda. Essas informações são armazenadas na memória do equipamento e posteriormente são descarregadas na central de operações para serem analisadas via software para que o gestor faça uma conferência das atividades do vigilante.

Os Problemas mais comuns do Bastão de Ronda

Como todo dispositivo, os bastões de ronda com o passar do tempo começam a apresentar problemas. Com a defasagem do equipamento e o tempo de uso esses defeitos passam a ficar mais recorrentes. As questões mais recorrentes dos usuários de bastão de ronda, são os problemas de bateria, falha nos alertas sonoros, problema para fixar os buttons o que acaba dificultando no controle do perímetro.

As falhas mecânicas nos levam a pensar em formas mais eficientes de controlar a ronda e diminuir a chance de problemas em decorrência das falhas apresentadas pelo bastão de ronda. Desta forma, surgiu uma solução capaz de planejar e executar rondas. Veja a seguir sobre o controle de ronda por aplicativo, uma forma mais barata e eficiente de gerenciar sua equipe de vigilantes.

Solução de Ronda por Aplicativo

Visando modernizar as rondas e melhorar a qualidade dos serviço prestado pelas empresas de vigilância surgiu uma alternativa, mais eficiente de comprovar a eficiência das rondas. Em substituição ao bastão de ronda e os buttons, o serviço agora pode ser feito por meio de aplicativos. Por meio desta evolução ocorre uma redução nos custos operacionais e as atividades podem ser controladas em tempo real.

No registro de ronda pelo celular, as informações são disponibilizadas quase que de forma instantânea para as empresas. Com isso é possível saber qual vigilante está realizando a ronda, para qual cliente, a localização em que a ronda foi realizada e em que horário o serviço foi prestado. Veja neste exemplo a seguir como funciona:

Conclusão

A adoção da tecnologia é fundamental para que os gestores mantenham a sintonia com seus colaboradores e a continuidade nos resultados. Neste contexto, uma solução para controle de ronda pode ajudar a planejar, controlar e executar rondas de forma mais eficiente.

Utilizar boas práticas na gestão reduz o tempo gasto e melhora consideravelmente o ritmo de trabalho de seus funcionários. Por isso ao fazer uso de uma solução por aplicativo pode trazer excelentes benefícios e deixar sua empresa mais preparada. Você gostaria de conhecer nossas soluções mobile? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência conosco!

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Compartilhe agora!

Publique nas redes sociais!

× Solicite um Orçamento