fbpx
(21) 3380-9650 / (11) 4872-8258 comercial@simpax.com.br

No Brasil a maior parte dos postos formais de trabalho é gerado pelas Micro e Pequenas Empresas. Elas possuem uma participação relevante na economia e estão presentes em todos os municípios. Sendo assim, é indiscutível que sua atuação é fundamental na sociedade. No que diz respeito ao controle da jornada dos trabalhadores, uma questão é muito comum na mente dos seus gestores é: Qual é o melhor relógio de ponto para pequena empresa?

Quando é obrigatório o uso do relógio de ponto para pequena empresa?

Até o ano de 2019 as empresas que tinham mais de 10 colaboradores eram obrigadas por lei a manter um controle da jornada de trabalho. Ou seja esse empregador precisava ter o registro da entrada e saída dos colaboradores. Esse controle poderia ser feito manualmente, mecânico ou eletrônico (por meio do relógio de ponto). Com o advento de uma Medida Provisória, esse regulamento mudou, fazendo com que o mínimo necessário fazer o controle de ponto passasse a ser de 20 colaboradores.

Em primeiro momento esta medida isenta as empresas da obrigatoriedade de manter os registros de ponto. Se por um lado ela reduz a burocracia, por outro, ao deixar de controlar a jornada, sua equipe acaba ficando menos produtiva e sua empresa fica insegura juridicamente. Isso porque ao deixar de controlar o ponto, você mais está vulnerável a perda de dados e mais propenso a ter problemas com processos trabalhistas referentes ao pagamento das horas de trabalho não comprovados.

Qual é o melhor relógio de ponto para pequena empresa?

Qual é o melhor relógio de ponto para pequena empresa?

Se você precisa fazer uma gestão eficiente de sua unidade de negócios, quer manter um bom desempenho de seus colaboradores e ainda precisa evitar dores de cabeça com processos trabalhistas, o melhor investimento é um Relógio de Ponto com Sistema Web. Ao optar pelo controle eletrônico você garante a produtividade de sua equipe e agiliza todas as principais rotinas d o setor de recursos humanos.

O modelo de relógio de ponto ideal para pequena empresa é o Relógio de Ponto Biométrico Homologado pela Portaria 373. Esses equipamentos são mais baratos e permitem a marcação por matrícula, cartão de proximidade ou biometria. Os registros ficam na memória do equipamento e este pode usar a internet para transmitir para o sistema de ponto. Neste caso, o trabalhador não recebe comprovante, porém é possível consultar o relatório de ponto emitido pelo sistema que captura das informações do relógio de ponto.

A Importância do Sistema Web

A Importância do simpax e o relógio de ponto para pequena empresa

O Sistema de Ponto é um programa indispensável para o profissional que faz o controle da jornada. Com ele você tem a disposição um leque de recursos para facilitar a gestão da sua equipe. Ele faz a coleta automática das marcações, eliminando o uso de pendrive no relógio e agiliza os principais tratativas referentes a jornada dos trabalhadores.

Isto significa que ao usar o Sistema de ponto junto ao relógio de ponto você terá a sua disposição, relatórios com dados importantes como: Horas Extras, Devidas, Adicional Noturno, Justificativas, Abonos, Desabonos e Banco de Horas. Associando isto a remuneração dos trabalhadores, o gestor pode exportar para sua folha de pagamento, desta forma a empresa elimina custos, deixando de pagar horas extras desnecessárias.

Cálculo de Benefícios e Gestão de Equipes Externas

O sistema de ponto também ajuda no cálculo dos benefícios dos funcionários. Por meio de uma incorporação do sistema à folha salarial da empresa, é possível gerar concessões de vale-transporte e vale-refeição com base na escala de trabalho de cada empregado.

No programa, o gestor tem diversas possibilidades para fazer ajustes nas gratificações. Quando ele ativa um benefício para o colaborador, é possível colocar o valor diário do mesmo para que o sistema calcule também o valor total da emissão do benefício e não apenas a quantidade de dias a descontar.

contabilização de dias úteis (para o período de concessão) das faltas e trabalhos em dias de folga pode ser feita de forma automatizada. O administrador pode cadastrar quantos benefícios quiser, atribuir qualquer combinação desses para um ou mais funcionários e controlar toda emissão.

Essa flexibilização ajuda até mesmo no que diz respeito formas de marcação. Isto porque ao usar um sistema de ponto é possível registrar o ponto dentro da empresa no REP ou através de um aplicativo para smartphone. Essa integração ajuda na gestão de equipes que marcam o ponto em relógios de ponto, quanto daqueles que trabalham em deslocamento ou fazendo home office.

Dessa forma, você é capaz de administrar sua equipe estando em qualquer lugar desde que esteja conectado à internet. Sendo assim fica fácil controlar o ciclo de trabalho, e em seguida, utilizar os dados para tomar decisões de maneira mais fácil e rápida.

Conclusão

Neste artigo você aprendeu que o melhor relógio de ponto para pequena empresa é o Relógio de Ponto Biométrico homologado pela Portaria 373. Ele torna a organização mais transparente, fortalecendo o elo entre ela e seus funcionários, a resguarda juridicamente e ainda evita multas desnecessárias. Ao utilizar um sistema de ponto, o profissional elimina problemas e agiliza seus processos, executando tarefas que antes levavam dias, em poucos cliques. Faça um orçamento conosco e tenha uma solução de ponto completa em sua empresa!

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Compartilhe agora!

Publique nas redes sociais!

× Orçamento por WhatsApp