fbpx
(21) 3380-9650 / (11) 4872-8258 comercial@simpax.com.br

O relógio de ponto é a evolução do controle de frequência tradicional. Os equipamentos empregados nesse sistema devem possuir seu próprio software e ter um mecanismo interno de bobina de papel, para que sejam impressos os comprovantes para os trabalhadores que marcarem presença na empresa. Sua utilização beneficia o empregador e seus funcionários, tornando a relação entre eles mais justa, sempre respeitando as diretrizes que são estabelecidas pela legislação trabalhista.

O Relógio de Ponto moderniza a Gestão de Pessoas 

relogio de ponto - simpax

Com essa tecnologia, o gestor de recursos humanos reduz os gastos em sua empresa e diminui o tempo necessário para tomar decisões, assim, ele administra de forma mais efetiva toda a equipe. O registrador de ponto biométrico possui um excelente custo-benefício para o administrador que decide aplicá-lo em sua instituição. Conheça 5 vantagens de ter um relógio de ponto:

1 – Bom Rendimento dos Trabalhadores

O registro de ponto que antes era feito manualmente, agora pode ser realizado através da digitação, por uso de crachá ou até mesmo com biometria. O relógio de ponto eletrônico, equipamento utilizado para marcação, conta com uma grande capacidade de armazenamento e possibilita a utilização de softwares que podem integrar diferentes áreas de uma empresa, gerando relatórios e auxiliando na gestão de pessoas.

Ter um relógio de ponto garante o bom rendimento dos trabalhadores e o cumprimento da jornada estabelecida, evitando horas extras desnecessárias. Com o avanço desta tecnologia, esse sistema se tornou mais acessível às instituições, possibilitando que até mesmo que funcionários que trabalham à distância pudessem registrar seu ponto, se conectando por meio de aplicativos. Com esses recursos à sua disposição, o empregador reduz os custos operacionais nos projetos de sua organização e seus funcionários podem ter melhores condições de trabalho.

2 – Custo Reduzido

Quando os funcionários marcam a frequência, os dados são registrados no relógio de ponto e estes podem ser integrados a um programa para fazer a gestão destas informações. Este software pode ser controlado pelo administrador da empresa ou gestor de rh da organização e através da plataforma na web, operar diversos processos gerenciais em poucos cliques.

Com a utilização do ponto eletrônico, a empresa deixa de gastar uma grande quantidade de papel, que antes era usada nos livros de assinatura de ponto, assim possibilitando que o controle da frequência dos funcionários seja monitorado de forma rápida e efetiva.

Existem programas que são projetados para comunicar-se com relógio de ponto eletrônico e controlar seus dados, por meio deles as empresas podem acessá-los de qualquer computador. O gestor entra no sistema sem precisar de grandes instalações, cabeamentos extensos e evita gastos adicionais. Fazer todo o monitoramento dos colaboradores de uma empresa, conferências e comprovações fica mais fácil, rápido e ao seu alcance.

3 – Consulta pela Web

Um software de ponto eletrônico biométrico é capaz de trazer uma grande otimização para os processos da gestão de uma empresa. Esse tipo de programa se relaciona com o relógio de ponto eletrônico instalado na sede da organização e através de uma conexão com a internet, os dados são enviados para o programa, onde a empresa recebe e acessa as informações dos seus funcionários instantaneamente.

guia do ponto eletrônico - simpax

Utilizar-se dessa integração entre dispositivo e software é benéfico para todos, pois diminui o tempo gasto na conferência de dados, cálculos trabalhistas são simplificados, equipes externas podem marcar presença através de geolocalização, pode ser feito um controle e emissão de benefícios, entre outros recursos que visam simplificar o trabalho do gestor e aumentar a produtividade da organização como um todo.

O programa pode cadastrar uma grande quantidade de funcionários, conforme a necessidade da empresa, simplifica o cálculo de horas extras e otimiza de forma geral os processos vitais para o gerenciamento de pessoas na empresa. Para ser difundido e comercializado, ele deve estar de acordo com as diretrizes da Portaria 1510 do Ministério do Trabalho e Emprego.

4 – Segurança 

O Ponto Web é regulamentado pela Portaria 1510, também conhecida como “Lei do Ponto Eletrônico”. Ela direciona o controle de jornada de trabalho nas empresas e tem o objetivo de disciplinar o registro eletrônico de ponto, os equipamentos utilizados, sistemas e comprovantes impressos.

O administrador que deseja utilizar este equipamento, deve obter apenas modelos homologados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que são os mais confiáveis e seguros para obtenção de dados e auditorias fiscais. Além disso, uma empresa ao integrar o ponto eletrônico em na sua rotina, reduz os riscos trabalhistas e ficar livre de problemas judiciais.

5 – Dados Precisos

O relógio de ponto utilizado nas empresas, é mais conhecido como REP (Relógio Eletrônico de Ponto). Este equipamento faz com que a marcação de ponto dos funcionários seja mais prática e precisa eliminando todos os tipos de fraude. Ele também é uma excelente para os funcionários, pois ele tem mais exatidão na verificação de dados.

Através dos comprovantes emitidos pelo relógio de ponto no registro da jornada de trabalho, os colaboradores podem conferir os horários e ao final do mês fazer uma comparação com seu salário e verificar se ele foi pago corretamente. Além disso, fica bem mais fácil para o gestor fazer cálculos trabalhistas, detectar atrasos, faltas, horários de repouso e intervalos para almoço, que são fundamentais para garantir uma maior qualidade de vida dos trabalhadores.

Conclusão

relógio de ponto eletrônico - simpax

O uso do relógio de ponto torna a organização mais transparente, fortalecendo o elo entre ela e seus funcionários, a resguarda juridicamente e ainda evita multas desnecessárias. Integrando o relógio biométrico a um software, o gestor de rh melhora seu controle e agiliza seus processos, executando tarefas que antes levavam dias, em alguns minutos e com poucos cliques.

Se gostou desse conteúdo siga a Simpax no Linkedin e clique nos botões para compartilhar!

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Compartilhe agora!

Publique nas redes sociais!

× Orçamento por WhatsApp