O recurso de Banco de Horas no Simpax, nasceu permitindo que múltiplos Banco de Horas (BdHs) fossem configurados. Porém esses bancos de horas eram compartilhados por todos os colaboradores.
Se fossem configurados 1 ou 2 BdHs, seria possível consultar, no Relatório de Banco de Horas qual seria o saldo de cada funcionário em cada BdH em dado momento.
Embora este seja um ótimo recurso para suportar organizações que utilizassem múltiplos BdHs, também era inconveniente, pois atribuía mais de um BdH a cada colaborador e também porque atribuía BdH a funcionários que tipicamente não tinham BdHs, como professores, por exemplo, acabavam tendo um Saldo de BdH calculado indevidamente.
Banco de Horas Modificado
Para resolver esta questão de maneira definitiva, o Banco de Horas teve uma mudança em sua aplicação. Ele agora pode ser configurado individualmente para cada colaborador no Cadastro de Funcionários:
Desta forma, cada colaborador terá explicitamente atribuído a si um Banco de Horas somente se for necessário e também somente o BdH que corresponde a sua realidade.
No Relatório de Banco de Horas, a forma de fazer consultas também sofreu mudanças, veja na imagem:
Desta forma, para emitir o Relatório do Banco de Horas será necessário expandir o agrupamento correspondente ao Banco de Horas desejado e em seguida escolher qual é o período que se deseja consultar.
Outro benefício desta mudança é o maior alinhamento a Reforma Trabalhista de Novembro de 2017. Como se tornou possível negociar a utilização de Banco de Horas com mais flexibilidade e de forma mais adequada a necessidade individual dos colaboradores e organizações, o Simpax fica ainda mais aderente a esta modernização das relações trabalhistas.
Os Clientes Simpax que já utilizam o Banco de Horas precisarão fazer uma atualização cadastral: os colaboradores que têm BdH precisarão ter o Banco de Horas explicitamente vinculado no Cadastro de Funcionários. Para mais aprender mais sobre Gestão de Pessoas siga a SIMPAX.