fbpx
(21) 3380-9650 / (11) 4872-8258 comercial@simpax.com.br

Agora o Sistema SIMPAX permite que o gestor associe regras individuais no pagamento de horas extras, ou seja, será possível atribuir políticas diferenciadas de Hora Extras a um ou mais funcionários, sem afetar os demais. Desta forma o gestor será capaz de configurar o sistema de acordo com os tipos variados de hora extra em vigor em sua empresa.

Módulo Regras de Extra

Ao acessar o Menu Configurações, no módulo Regras de Extra, estão disponíveis novos parâmetros para configurar as Horas Extras em sua empresa.

Os Tipos e Regras de Hora Extra

Os Tipos de Extra definem os percentuais de pagamento em cima da hora padrão. O SIMPAX classificará automaticamente as horas extras acumuladas nos cartões de ponto, distribuindo-as nos diversos Tipos de Hora Extra definidos. Um Fator de Ajuste de 50% indica que este tipo de hora extra pagará 50% à mais que a hora padrão.

Portanto, se o funcionário recebe R$ 100,00/h, ele deverá ser pago R$ 150,00 para cada hora classificada neste tipo de hora extra. Um fator de ajuste de 120%, para o mesmo valor de hora padrão, resultaria em R$ 220,00 por hora trabalhada.

Cada tipo de extra precisa ser definido por um código, um nome, uma descrição e finalmente um fator de ajuste em percentual.Veja no exemplo abaixo como é configurado um Tipo de Extra no Sistema. (Menu Configurações > Regras de Extra > Tipos de Extra)

As Regras de Hora Extra são conjuntos de Regras que podem ser aplicadas para toda a empresa, para um grupo de colaboradores, ou individualmente, por funcionário. As regras de hora extra, dentro de uma política, controlam como será realizada a distribuição das horas extras acumuladas em um dia de trabalho (ou descanso, para o caso de trabalho em feriados, finais de semana e domingos não agendados). Cada regra de extra é formada por: um dia, uma configuração de acúmulo de horas extras e uma prioridade (opcional).

Os Tipos de Dia e Distribuição das Horas Extras

Dia não é uma data específica, ou dia da semana simples, mas sim uma categoria ou um tipo de dia em que um trabalho pode ser exercido. Os valores possíveis são:


É muito importante compreender a precedência das regras, baseada no Dia definido, para não ter surpresas com a escolha, pelo SIMPAX, da regra para um determinado dia de trabalho. Isto é necessário porque um cartão de ponto pode se enquadrar em mais de um tipo de dia. Exemplo: Uma quarta-feria que recaia em um feriado pode ser enquadrada em: Seg. a SexSeg. a SabQuarta e Folga Ou Feriado. Neste caso, caso exista uma regra definida para Folga ou Feriado, como esta é a de maior precedência, ela será escolhida para o cartão deste dia e sua Configuração de Extra será usada para distribuir as horas extras do dia em questão.

A precedência dos dias é a seguinte: Folga ou Feriado > Dia da Semana Específico > Fim de Semana > Seg. a Sab. > Seg. a Sex.

As Configurações de distribuição de horas extras são definidas como limites sucessivos de horas acumuladas no mesmo dia que resultam em diferentes Tipos de Horas Extras a se pagar. Desta forma é possível configurar uma regra para Seg. a Sex. (dias úteis) que pagará 50% para as primeiras 2h de extra, 100% para as 2 horas seguintes de extra e 120% para as demais horas de extra, ou configurar uma regra para Folgas e Feriados que pague 100% para as 8 primeiras horas de extra, e 150% para as demais.

As definições das configurações seguem uma sintaxe simples do tipo: 2h = 50%, 22h = 100% (as duas primeiras horas de extra resultam em um extra de 50%, as horas seguintes do dia – 22h – resultam em um extra de 100%). A ordem das faixas de hora é importantíssima, pois o sistema utiliza apenas esta ordem para ir abatendo as horas extras acumuladas, portanto se esta regra tivesse sido definida como: 22h = 100%, 2h = 50% o sistema iria primeiro classificar as horas como 100% até acumular 22h, para então classificar as horas como 50%, o que certamente não é desejável.

Como Associar uma nova Política de Extra ao Funcionário

Para associar o funcionário a uma regra de extra específica basta editar no Menu Cadastros > Funcionários. Ao acessar, escolha o colaborador que deseja alterar e basta clicar no campo Política de Extra. Em seguida escolha a política configurada e clique no botão ao fim da página para confirmar as alterações.

Política de Extra Padrão

Caso a empresa utilize apenas 1 única Política de Extra, ao invés de atribuir esta Política de Extra a cada colaborador, é possível indicar que esta é a Política de Extra Padrão. Procedendo desta forma, todos os colaboradores com o campo Política de Extra não preenchido no Cadastro de Funcionários utilizarão automaticamente esta Política de Extra Padrão.

Conclusão

A adoção da tecnologia é fundamental para que os gestores mantenham a sintonia com seus colaboradores e a continuidade nos resultados. Neste contexto, o uso do SIMPAX pode ajudar a organizar sua equipe, controlar as horas trabalhadas e entender seu rendimento.

Utilizar boas práticas na gestão reduz o tempo gasto e melhora consideravelmente o ritmo de trabalho de seus funcionários. Por isso utilizar uma solução em nuvem traz excelentes benefícios para sua que podem se estender para além do período de crise. Possui dúvidas em como funciona o Sistema? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência conosco!

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Compartilhe agora!

Publique nas redes sociais!

× Orçamento por WhatsApp