A expressão “bater o ponto”, que é muito comum no Brasil, tem como origem os tradicionais marcadores de ponto do século passado, que funcionavam a partir de cartões de papel inseridos manualmente na máquina para registro. Com o tempo, o equipamento passou por inovações tecnológicas e ganhou nova roupagem, como o registro por biometria digital, por exemplo. O relógio de ponto biométrico trouxe maior eficiência e precisão ao controle de horas trabalhadas, além de mais transparência e segurança para empresa e colaboradores. Por isso, neste artigo, exploraremos tudo o que você precisa saber sobre o relógio de ponto biométrico, desde o seu funcionamento até os benefícios que ele oferece.
O que é um relógio de ponto?
O relógio de ponto é um dispositivo eletrônico utilizado para registrar a entrada e saída dos funcionários em seus locais de trabalho. A principal característica que o diferencia de outros métodos de registro é a tecnologia utilizada para identificação. Atualmente os relógios de ponto podem ser por cartões de proximidade, biometria digital ou por reconhecimento facial. Alguns modelos podem até possuir mais de uma tecnologia embarcada, o que permite ao empregador fazer o controle de forma precisa e segura.
Como funciona o relógio de ponto biométrico?
O funcionamento é relativamente simples, mas extremamente eficaz. Quando um funcionário deseja registrar sua entrada ou saída no local de trabalho, ele se dirige ao relógio e coloca o dedo sobre o leitor biométrico que, então, escaneia as características únicas da impressão digital e a armazena em seu sistema.
O equipamento compara rapidamente a impressão digital recebida com as informações armazenadas em seu banco de dados e, se houver correspondência, o registro é validado. Uma vez que a identificação biométrica é confirmada, o dispositivo registra a hora de entrada ou saída do funcionário.
Um dos pontos de destaque desse tipo de dispositivo é que todos os registros de ponto são armazenados de forma segura na memória do equipamento, que pode ser acessado posteriormente pela equipe de Recursos Humanos ou gestão através de um sistema de ponto web.
Vantagens do relógio de ponto biométrico
Um dos principais atributos deste modelo é a precisão das informações fornecidas, eliminando eventuais erros humanos, que antes poderiam ocorrer no registro manual de ponto. Além disso, as informações biométricas são altamente seguras, dificultando a ocorrência de fraudes e adulterações.
Outro ponto importante é a aderência do relógio de ponto biométrico com a legislação trabalhista. “Um dos principais motivos para uma empresa aderir ao relógio de ponto é a conformidade com a legislação vigente. Esse é um detalhe que merece atenção, afinal, as multas e penalidades por descumprimento das normas podem gerar um grande prejuízo, seja de qual tamanho for a empresa”, destaca Jocimar Ristow, diretor da Simpax, marca especializada em soluções de ponto, acesso e presença.
Os sistemas para controle de ponto , especialmente os mais modernos, oferecem a capacidade de gerar relatórios detalhados da jornada de trabalho dos colaboradores, o que facilita o tratamento e consequentemente a exportação de dados para folha de pagamento..
Minha empresa é pequena, eu preciso deste tipo de equipamento?
O uso do relógio de ponto biométrico oferece diversas facilidades tanto para os empregadores quanto para os funcionários e pode ser usado por empresas de diferentes portes. De acordo com a portaria 671/21 do Ministério do Trabalho, hoje, empresas com 20 funcionários ou mais já podem aderir ao relógio de ponto.
O relógio de ponto biométrico é uma ferramenta valiosa para empresas que desejam melhorar o controle de horas trabalhadas, otimizar sua rotina e garantir a conformidade com regulamentações trabalhistas. Sua tecnologia avançada e segura o torna uma escolha inteligente para agilizar processos e registros. Mas é bom lembrar: certifique-se de escolher um sistema confiável e de qualidade para garantir resultados consistentes e benefícios duradouros para sua empresa e funcionários.