Ao fazer o controle de ponto nos deparamos com as diversas opções de marcação. A mais utilizada é a biométrica, porém em alguns casos é possível usar a matrícula ou até cartões de proximidade. Esta última tem sido, cada vez mais aplicada por conta de problemas relacionados a biometria, que podem ser técnicos como falha nos sensores, ou até mesmo por questões biológicas como trabalhadores que lidam com produtos químicos ou pela necessidade de não haver contato físico com as máquinas. Continue a leitura e saiba um pouco mais como funcionam os cartões de proximidade.
Os Tipos de Cartões de Proximidade
Os cartões de proximidade são de suma importância para que os colaboradores sejam identificados de forma segura e eficiente. De acordo com a finalidade e o tipo de equipamento para identificação, é necessário utilizar um tipo específico de cartão. Conheça um pouco mais sobre os tipos de cartões de proximidade:
1- Cartão RFID (Identificação por Radiofrequência)
Os Cartões de Proximidade RFID fazem uso da tecnologia de identificação por radiofrequência ou RFID do inglês (Radio Frequency Identificator) são amplamente utilizados para o controle de ponto e acesso. Essa tecnologia é composta, basicamente, de uma antena e um transceptor, que fazem a leitura do sinal e transferem a informação para um dispositivo leitor, e também um transponder ou etiqueta de rádio frequência, que deverá conter o circuito e a informação a ser transmitida. Ela surgiu da iniciativa militar e hoje é aplicada como uma substituta ao código de barras, pois permite a identificação no curto alcance do scanner, mesmo que este esteja fora de posição. A frequência utilizada nesses cartões é de 125Khz.
2- Cartão Mifare
Os Cartões de Proximidade Mifare também conhecidos como Smart Cards (Cartões Inteligentes) são utilizados em diversas operações sem contato. Alguns exemplos disso são o controle de acesso, vendas sem uso de dinheiro em espécie, transporte público e identificação de crachás com foto. Sua criptografia segura impede o acesso não autorizado as informações que nele estão gravadas. Ela consiste em um cartão de PVC com um chip com pequena capacidade de memória e uma antena interna que percebe a aproximação do leitor através de campo magnético. A frequência utilizada nesses cartões é de 13,56 mHz.
Os Cartões de Proximidade no SIMPAX
O uso de cartões de proximidade tem sido cada vez mais presente no Controle de Ponto. Sendo assim, é necessário entender como funciona esta funcionalidade no Sistema Simpax. Os casos mais comuns em que o usuário faz uso desta funcionalidade, é quando um de seus colaboradores não consegue marcar o ponto por meio da biometria.
Sendo assim, ele faz uso de uma tecnologia de identificação aderente com seu modelo de Relógio de Ponto (RFID ou Mifare). Após adquirir os cartões chega o momento de associá-los dentro do SIMPAX. Agora você saberá o passo a passo de como configurar um cartão de proximidade para seu funcionário registrar o ponto:
1- Abra o Menu de Cadastros
O primeiro passo para associar um cartão a um respectivo funcionário é abrir o Menu Cadastros do Simpax, em seguida, escolha a primeira função “Funcionários/Colaboradores”.
2- Escolha o Funcionário que irá receber o Cartão
Na abertura da lista de colaboradores vá até a ficha do colaborador desejado e clique na opção “Editar”. Ao abrir a ficha do colaborador você encontrará diversas informações referentes a identificação.
3- Preencha o Campo “Cartão Atual”
Por último você irá inserir a numeração que fica aparente no cartão que você adquiriu. Após abrir a ficha do colaborador você irá até o campo “Cartão Atual” e nele irá preencher com a numeração do cartão que deseja que ele passe a registrar o ponto.
4- Clique no botão Confirmar para Atualizar
Após inserir o número correto do cartão de proximidade a ser utilizado, você irá até o final da página e irá clicar no botão Atualizar. (botão de cor verde) Após alguns minutos o seu funcionário já poderá utilizar o novo cartão para registrar o ponto nos relógios que estão comunicando com o SIMPAX.
Conclusão
A adoção da tecnologia é fundamental para que os gestores mantenham a sintonia com seus colaboradores e a continuidade nos resultados. Neste contexto o uso dos cartões de proximidade podem ajudar na identificação e no registro de ponto mais seguro, sem que haja contato físico com os terminais.
Utilizar boas práticas na gestão reduz o tempo gasto e melhora consideravelmente o ritmo de trabalho de seus funcionários. Por isso utilizar uma solução em nuvem traz excelentes benefícios e deixa sua empresa mais preparada para o Novo Normal. Você gostaria de conhecer nossas soluções? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência conosco!