(21) 3380-9650 / (11) 4872-8258 comercial@simpax.com.br

O sistema de ponto eletrônico é uma ferramenta essencial na gestão de uma empresa. Por meio dele o gestor contra todo o ciclo da jornada de trabalho. Através deste software, é possível gerenciar os horários a entrada e saída dos funcionários. Além disso, essa tecnologia se renova constantemente e novos recursos são inseridos fazendo deste um instrumento essencial na tomada de decisões gerenciais, principalmente na gestão de rh.

O Sistema de Ponto Eletrônico e sua importância

gestão de rh - sistmea de ponto eletrônico

Com um sistema de ponto eletrônico, o usuário tem uma excelente ferramenta para fazer o tratamento de ponto de seus funcionários. Isso significa que ele poderá fazer cálculos como: Horas Extras, Devidas, Adicional Noturno, Justificativas, Abonos, Desabonos e Banco de Horas. Associando essas informações com a remuneração dos trabalhadores, o gestor pode complementar a folha de pagamento, desta forma a empresa elimina custos, deixando de pagar horas extras desnecessárias.

Aumento da Produtividade

A utilização de um sistema de ponto eletrônico torna sua empresa mais organizada e todos são beneficiados. Os funcionários, passam a trabalhar em um ciclo de trabalho estruturado, onde desempenham suas funções dentro da carga horária estabelecida evitando faltas e atrasos.

O gestor por sua vez, pode contar com uma gama de indicadores que podem o auxiliar na tomada de decisões. Os dados do sistema de ponto são muito importantes para que o administrador tenha controle sobre sistemas de compensação como banco de horas da empresa e até mesmo na emissão de documentos que são essenciais para manter a empresa em conformidade com as leis trabalhistas.

O funcionamento do Ponto Eletrônico

Sistema de Ponto Eletrônico no Relógio de Ponto Digital
Relógio de Ponto – Hexa Advanced

Tudo começa pelo relógio de ponto digital. Ele é o aparelho usado para marcar a frequência e conta com uma grande capacidade de armazenamento, sendo utilizado em conjunto com o sistema de ponto eletrônico. O programa integra as várias unidades de uma empresa, facilita processos e ajuda o gestor de rh na tomada de decisões.

O sistema de ponto eletrônico é projetado para se comunicar com os equipamentos, com isto, o administrador pode acessar a ferramenta a qualquer momento, em qualquer lugar. O usuário se conecta ao sistema, sem precisar fazer instalações e faz um corte significativo de gastos. Isso possibilita uma gestão de pessoas mais fácil e competente.

No programa, o usuário pode cadastrar um grande número de funcionários, conforme a necessidade da empresa, ele simplifica o cálculo de horas extras e otimiza significativamente os processos vitais para o gerenciamento de pessoas na instituição.

Esse sistema também é de grande utilidade para o colaborador, pois nele, é possível verificar as marcações de ponto em tempo real. Dentro da plataforma, os funcionários podem conferir os horários e ao final do mês fazer a comparação com seu salário e verificar se ele foi pago corretamente.

O sistema de ponto eletrônico é regulamentado pela Portaria 1510, também conhecida como “Lei do Ponto Eletrônico”. Ela direciona o controle de jornada de trabalho nas empresas e tem o objetivo de disciplinar o registro eletrônico de ponto, os equipamentos utilizados, sistemas e comprovantes impressos.

Benefícios de ter um Sistema de Ponto Eletrônico na Nuvem

O sistema de ponto eletrônico hospedado na nuvem é o mais seguro pois traz praticidade para a empresa e seus funcionários. Um dos maiores benefícios, é o fato de que ele descartar gastos com de instalações e infraestrutura de TI. Além disso as consultas aos dados são muito mais rápidas, possibilitando a geração de relatórios gerenciais em tempo real.

As informações podem ser consultadas em qualquer momento do dia, permitindo que horas extras, devidas e banco de horas estão disponíveis imediatamente. Além disso, você deixa de se preocupar com acidentes, pois ao estar armazenado na nuvem, seus dados estarão protegidos contra perdas.

O sistema de ponto eletrônico em nuvem é um importante aliado, pois ajuda a manter a organização em conformidade com a lei, facilita na emissão de relatórios importantes, respalda a instituição em possíveis auditorias e ações trabalhistas.

Conclusão – SIMPAX

No cenário de trabalho, a entrada e saída dos colaboradores na instituição é uma das ações que mais influenciam na parte gerencial do negócio. Sendo assim, o controle eficiente da jornada de trabalho através do sistema de ponto é fundamental.

Empresas que compreendem a importância de investir na gestão de pessoas se colocam a frente da concorrência e experimentam muitos resultados positivos, tais como: excelência, qualidade, organização, crescimento, satisfação e bem-estar.

A sua empresa possui sistema de ponto eletrônico? Como é feita a marcação da frequência dos funcionários no local em que você trabalha? Deixe seu comentário e compartilhe este texto!

Pin It on Pinterest

Compartilhe agora!

Publique nas redes sociais!

× Central de Vendas