fbpx
(21) 3380-9650 / (11) 4872-8258 comercial@simpax.com.br

O recurso de reconhecimento facial que antes era algo visto como futurista retratado apenas em filmes, agora é uma realidade no controle de ponto de muitas empresas. Essa transformação se deu por conta dos impactos causados pela pandemia e também para atender as especificações do “novo normal”. Desta forma, a SIMPAX agora possui um módulo de Controle de Ponto por Reconhecimento Facial. Saiba como funciona esta tecnologia e como ela ajuda no Controle de ponto.

A Autenticação por Reconhecimento Facial

O Reconhecimento Facial veio para facilitar ainda mais o Controle de Ponto. Esta tecnologia tem sido muito aplicada pois permite a autenticação dos funcionários sem contato físico, podendo ser utilizada para Registro de Ponto ou Controle de Acesso em Portarias ou locais de acesso restrito.

Ao investir em um Terminal de Reconhecimento Facial, a empresa evita filas e aglomerações no ambiente desejado. A dinâmica desta tecnologia no controle de ponto funciona da seguinte forma:

  • Ao chegar no trabalhador se posiciona em frente ao terminal de Reconhecimento Facial.
  • O aparelho faz um escaneamento dos pontos faciais do colaborador (biometria facial)
  • A autenticação é realizada de forma imediata (menos de um segundo)

Os aparelhos de reconhecimento facial fazem a leitura por meio da Biometria facial. A biometria normalmente é associada ao uso do polegar para marcação de ponto nos Relógios de Ponto. Mas neste caso ela é aplicada de outra forma, pois o aparelho reconhece os pontos nodais da face.

Os pontos nodais são traços únicos que devem ser mapeados, em formato binário, tendo em vista que o rosto humano é formado por diversas características distintas. Entre os pontos nodais é possível destacar: a distância entre os olhos, tamanho do queixo, linha da mandíbula e formato de olhos e nariz. Ao todo são considerados até 80 pontos para que seja feito o reconhecimento da face por meio dos aparelhos.

O equipamento analisa os pontos nodais de acordo com uma foto cadastrada previamente e ao fazer a autenticação, os dados do trabalhador, horário e o local do registro são enviados ao Sistema de Controle de Ponto. Nele podem ser feitas todas as tratativas e lançamentos necessários para a exportação das informações para a folha de pagamento.

O Cadastramento Centralizado das Faces

O Cadastramento das faces é feito via software. Isso significa que por meio de um programa na web, a empresa consegue cadastrar os usuários e controlar os registros efetuados nos terminais de Reconhecimento Facial. O limite varia de acordo com o aparelho utilizado, mas pode se ter como base um número entre 1.000 a 20.000 faces.

O Reconhecimento facial é uma tecnologia muito precisa e se destaca por sua segurança e praticidade. Os equipamentos utilizam os Princípios do conceito de Machine Learning, ou seja, o dispositivo vai se aperfeiçoando com o passar das leituras de rosto realizadas diariamente.

Em comparação a outros métodos de identificação utilizados no controle de ponto, o reconhecimento facial além de ser o mais seguro, também é o mais rápido. Isto porque basta que o usuário posicione o rosto frente ao dispositivo e em menos de um segundo, irá autenticar o usuário e o mesmo terá marcado o ponto e terá a passagem liberada. Tudo isto ocorre de forma segura e sem a necessidade de contato físico com o aparelho.

Aplicações do Reconhecimento Facial na Gestão de RH

O Terminal de Reconhecimento facial é uma excelente ferramenta para quem deseja eliminar qualquer tentativa fraude em seu ambiente. Ele pode ser aplicado tanto no Controle de Ponto ou Controle de Acesso. Veja este exemplo que mostra o nosso programa que trabalha com o Reconhecimento facial:

As aplicações do Reconhecimento Facial – SIMPAX

Como foi mencionado anteriormente caso seja aplicado no Controle de Ponto, o Reconhecimento Facial elimina filas e aglomerações no ambiente de trabalho. Por meio dele é possível fazer o controle de passagem de trabalhadores, prestadores de serviço e visitantes sem que haja contato físico com os equipamentos. Ao acessar o sistema na web, o gestor pode fazer o controle de entrada e saída, além de gerenciar toda a jornada de trabalho e exportar as principais informações para folha de pagamento.

Esta tecnologia também pode ser usada para Controle de Acesso em locais restritos. Muitas organizações possuem equipamentos, documentos e itens restritos a certos departamentos. Por conta disso vale restringir a passagem a certos locais, permitindo apenas a entrada de pessoas autorizadas. Com o acesso ao sistema é possível emitir relatórios das passagens naquele local, mostrando que pessoas entraram e quais os horários das passagens.

Conclusão

Ao adotar um Sistema de Ponto com Reconhecimento Facial em sua empresa, você elimina tentativas de fraudes, controla a ocupação do ambiente, evitando aglomerações e Além disso faz o controle dos colaboradores e prestadores de serviço de forma mais prática e segura.

Sua empresa utiliza algum Sistema de Ponto Web com Reconhecimento Facial? Já utilizou algum programa para fazer gestão e tratamento de ponto? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência conosco.

Se gostou desse conteúdo siga a Simpax no Linkedin e clique nos botões para compartilhar!

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Compartilhe agora!

Publique nas redes sociais!

× Solicite um Orçamento