fbpx
(21) 3380-9650 / (11) 4872-8258 comercial@simpax.com.br

Ao escolher em qual escola matricular os filhos, os pais levam em consideração diversos aspectos. A tradição, a grade curricular, as instalações e o mais importante a segurança dentro da escola. O gestor escolar que investe em segurança se diferencia e deve optar por uma solução de controle de acesso capaz de ajudar a manter a ordem e a integridade de todos no ambiente escolar. Neste artigo você vai conhecer um pouco mais sobre a tecnologia de Controle de Acesso para Escolas.

Por que Investir no Controle de Acesso Escolar

O gestor que deseja tornar seu colégio mais seguro deve investir em medidas preventivas para evitar a entrada de criminosos e vândalos em suas dependências. A melhor forma de começar a se estruturar é inserindo barreiras para controlar a passagem nos principais ambientes do colégio.

Com esta tecnologia à disposição é possível permitir a entrada apenas de alunos que estão devidamente matriculados. Dessa forma a Instituição de Ensino poderá impedir a entrada de desistentes e intrusos. A seguir nós iremos lhe contar um pouco mais sobre os equipamentos mais utilizados no Controle de Acesso para Escolas e como eles ajudam a tornar seu ambiente mais seguro.

A Tecnologia para uma Escola mais Segura

Controle de Acesso por Catracas – SIMPAX

O item que deve ser primordial na modernização de seu colégio visando a segurança de alunos, responsáveis e colaboradores são as Catracas de Acesso. Elas atuam como barreiras físicas, só permitindo a passagem de pessoas autorizadas. Além do controle de entrada e saída dos alunos é possível integrar o sistema com um monitoramento por televisor. Além da entrada principal você também pode controlar o acesso em ambientes restritos.

No que diz respeito a salas onde só entram pessoas autorizadas existem os Controles de Porta. Esses equipamentos identificam alunos, colaboradores e demais pessoas autorizadas pelo colégio. A identificação pode ser feita por dois tipos de equipamento: O Controle de Porta Biométrico ou o Controle de Porta por Reconhecimento Facial.

Ao fazer o Controle de Passagens com os aparelhos o gestor vai poder limitar as passagens nos ambientes apenas permitindo as pessoas previamente cadastradas. A identificação ocorre por meio da biometria, cartões/crachás ou senha. Por meio do sistema de cadastramento é possível emitir relatórios de controle, que dão ao gestor de informática, a possibilidade de analisar os acessos, os horários das passagens e quem acessou cada um dos ambientes controlados.

Se você deseja obedecer o “Novo Normal” o Reconhecimento Facial é a melhor alternativa. Essa tecnologia é eficiente tanto no Controle de Acesso por Catracas quanto no Controle de Acesso de Portas e sua grande vantagem é que não necessita que haja contato físico com os terminais. A identificação é instantânea e pode ser feita com a Biometria Facial ou através de Cartões.

Esta solução além de ser mais segura, também é a mais rápida. Isto porque basta que o usuário posicione o rosto frente ao dispositivo e em menos de um segundo, irá autenticar o usuário previamente cadastrado e o mesmo terá terá a passagem liberada. Tudo isto ocorre de forma sem a necessidade de contato físico com o aparelho.

Software de Controle de Acesso para Escolas

SIMPAX - Software para Controle de Acesso escolar
Software para Controle de Acesso – SIMPAX

Para gerir todos os ambientes de sua escola é necessário investir em um sistema integrado para controlar o comportamento dos equipamentos. O Sistema de Controle de Acesso para Escolas como dito anteriormente tem como função principal ajudar no controle das catracas e portas eletrônicas.

Essa ferramenta atua no cadastramento de alunos, colaboradores, prestadores de serviço e visitantes que transitam pela unidade. Além disso sua principal função é fornecer informações relevantes que auxiliam na tomada de decisão do gestor escolar. A seguir você vai entender que funcionalidades essa ferramenta disponibiliza para a gestão escolar.

Cadastro de Responsáveis e Controle de Saída

O Sistema de Controle de Acesso para Escolas trabalha com um cadastro especial de responsáveis e permite a configuração de quem está autorizado a buscar o aluno. Por meio desse registro o gestor também pode fazer o controle dos alunos que estão ou não autorizados a sair desacompanhados. Essa gestão evita problemas como: entrada de pessoas não autorizadas, saída de alunos sem autorização dos pais, sequestros e entre outros tipos de tragédias.

Controle por Centros de Custo

Ao fazer uso de um sistema de controle de acesso o gestor pode fazer uma gestão eficiente das pessoas no ambiente escolar. Por meio da plataforma, o usuário é capaz de organizar alunos e colaboradores por centro de custo, curso e turma. Essa separação facilita o trabalho do gestor que pode fazer análises mais profundas sobre cada filial e emitir relatórios para toma de decisões.

Monitoramento Audiovisual

Por meio deste recurso disponibilizado no sistema de controle de acesso, durante as passagens, é exibida uma foto da pessoa cadastrada que passa pelas catracas e é pronunciado o nome em um monitor que auxilia no controle de ocupação das dependências da instituição de ensino. Em outras palavras essa tecnologia é fundamental para respeitar o “novo normal”, pois ajuda no controle da taxa de ocupação do ambiente escolar.

Controle de Refeitórios

O controle de acesso também pode ser feito para gerenciar refeitórios. Além de restringir quem está autorizado a utilizar o refeitório, o usuário pode controlar a quantidade de refeições efetivamente realizadas e eliminar erros nos pagamentos para o fornecedor. Esse aspecto é fundamental para refeitórios arrendados.

Esteja preparado para o Novo Normal (Pós-Pandemia)

Controle de Portas por Reconhecimento Facial – SIMPAX

O uso da tecnologia também ajuda a escola a estar preparada para situações pandêmicas. Por meio das ferramentas de controle de acesso escolar, a instituição poderá ter controle sobre a “taxa de ocupação” que diz respeito a quantas pessoas passaram e se encontram nas dependências da escola, podendo impedir aglomerações e até mesmo a passagem daqueles que não estejam autorizados, seja por anomalias na temperatura ou por falta de cadastro.

As catracas e controles de porta podem ter aplicados um terminal para reconhecimento facial que viabiliza uma verificação sem contato físico de colaboradores, pais e alunos que adentrarem na instituição. Dependendo do nível de verificação desejado, o controle de temperatura também pode ser acoplado permitindo à equipe restringir o acesso de pessoas com anomalias capazes de trazer o contágio para os alunos e colaboradores da instituição. Nesse sentido, é essencial estar preparado para as mudanças e utilizar-se de tecnologia de ponta para estar sempre um passo a frente.

Conclusão

O uso de uma estrutura para fazer o controle de acesso deixa sua escola muito mais resguardada contra roubos e furtos, trazendo mais segurança para alunos, responsáveis e colaboradores. Sendo assim, investir em controle de acesso escolar faz toda a diferença. Para que ocorra essa mudança positiva, deve-se optar pelos recursos tecnológicos adequados para fazer uma boa gestão de pessoas em seu local.

Conheça o nosso módulo voltado para gestão de acesso. Esse tipo de aplicação é ideal para Colégios e Universidades. Seu ambiente utiliza algum controle de acesso para o fluxo de visitantes? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência conosco.

Se gostou desse conteúdo siga a Simpax no Linkedin e clique nos botões para compartilhar!

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Compartilhe agora!

Publique nas redes sociais!

× Solicite um Orçamento