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A adesão de iniciativas que contribuem para a gestão de pessoas torna a empresa mais organizada, estruturada e atrativa aos talentos profissionais. Os bons resultados podem ser percebidos a curto e a longo prazo, com funcionários mais engajados e ganho nos rendimentos. Assim, vale a pena investir em práticas que colaborem para a construção de um ambiente de trabalho que estimule a participação e o comprometimento dos colaboradores.

O que é Gestão de Pessoas e como funciona

O administrador deve estruturar sua equipe de forma clara e organizada, para que seus colaboradores saibam exatamente seus papeis e responsabilidades. Essa gestão é muito importante para que a relação entre gerente e equipe se mantenha equilibrada. Devemos levar em conta que no processo de gestão de pessoas é necessário criar mecanismos que possam garantir que as informações circulem de forma eficiente e que cheguem a todos os funcionários.

A gestão de pessoas é a administração voltada para as pessoas de sua empresa. Sendo assim, ações são voltadas para capacitar, desenvolver e manter os colaboradores motivados para que eles queiram permanecer na empresa.

Desta forma, a boa gestão da sua equipe é primordial para o crescimento do empreendedor. O gestor deve ser alguém que inspira sua equipe e que trate com simpatia seus funcionários, para despertar neles a vontade de trabalhar em prol de um objetivo em comum, como uma equipe bem alinhada. Conheça 5 dicas para fazer um bom trabalho de gestão de pessoas:

1- Alinhe sua gestão com a Identidade Corporativa da empresa

o que é gestão de pessoas - identidade corporativa

A imagem é o bem mais valioso que uma organização pode ter. Segundo pesquisas, a reputação de uma empresa pode corresponder em até 40 porcento de seu valor de mercado, por representar a percepção que os consumidores, fornecedores, investidores e a comunidade em geral têm sobre a organização. Uma boa identidade corporativa valoriza a instituição, seja internamente na visão de seus colaboradores ou para no mercado em que atua, na visão de distribuidores e clientes.

O administrador deve nivelar suas decisões com a identidade corporativa de sua empresa. Sua atuação precisa estar em conjunto com a cultura e os valores da organização. Mantenha suas ideias conectadas aos atributos que a instituição cultiva, para que os colaboradores possam notar que sua gestão, busca o desenvolvimento deles e da empresa. Essa coerência lhe proporciona segurança e credibilidade perante os funcionários.

Com esse alinhamento de ações e valores, os colaboradores irão se sentir comprometidos com as decisões tomadas pelo gestor, assimilando com mais facilidade seu propósito e visando aumentar sua produtividade e os resultados da empresa. Eles se sentem mais entusiasmados a cumprir tudo que é proposto e ficam convictos de que seu trabalho é de vital importância para o crescimento da organização.

Uma empresa que possui a identidade corporativa bem estruturada e que possui certo grau de variedade é capaz de trazer rendimentos concretos aos empreendedores, quanto mais valiosa é a marca, mais valiosa se torna a sua própria empresa. Administrar segundo os valores da organização vai muito além de criar uma imagem e propagá-la, é necessário gerar práticas verdadeiras, de dentro para fora, em um constante processo de amadurecimento corporativo.

2 – Conheça bem seus colaboradores

O que é gestão de pessoas - SIMPAX

Saiba quais são os pontos fortes e fracos das pessoas que trabalham na sua empresa. Dessa forma, você pode delegar tarefas de acordo com as habilidades de cada um e elevar a performance da equipe como um todo. Você deve confiar no trabalho deles e permitir que seus talentos apareçam.

Se todos estiverem alinhados com os objetivos que a empresa deseja alcançar e bem preparados para exercer as funções delegadas pelo gestor, os resultados aparecem naturalmente. É de grande importância, que o administrador esteja numa troca constante com seus colaboradores sendo acessível, retornando prontamente as sugestões e críticas levantadas.

Estimule a participação dos integrantes de sua equipe, assim, eles podem surgir com ideias inovadoras e os problemas são resolvidos com mais facilidade. Se o grupo de trabalho bateu metas, com um desempenho acima do esperado ou resolveu um problema que parecia ser impossível, é preciso comemorar. Aposte em um café da manhã, happy hour ou até mesmo um elogio formal, para que todos possam ver sua forma de agradecer pelos esforços da equipe.

Outra opção eficiente para aproximar ainda mais a sua equipe é fazer confraternizações entre o pessoal, nem que seja mensalmente. Esses momentos de desconcentração, fazem com que seus colaboradores criem laços mais fortes, melhorando também a confiança entre eles.

3 – Faça Feedback com sua equipe

 forneça feedback

Seja sincero com os colaboradores e justo em suas colocações. Faça reuniões com frequência com cada um deles para relatar o que você está pensando sobre o trabalho desempenhado por eles. Elogie quando a performance estiver satisfatória e sempre mostre em que pontos esse funcionário é capaz de melhorar.

Incentive a atuação de seus colaboradores, não por obrigação, mas por ser uma oportunidade agradável para todos que estiverem envolvidos possam se desenvolver. Por outro lado, seja discreto na hora de dar um feedback negativo, para não expor o funcionário aos colegas. Busque sempre ser sensato e mostre que é possível aprender com os erros, sem desrespeitar e rebaixar as pessoas.

Defina metas e revise estas mensalmente. O ideal é estabelecer alvos de curto prazo no intuito de manter o foco nos objetivos do negócio. Depois motive a equipe para atingir esses objetivos com ideias, melhorias de práticas, traga palestrantes, consultores, elogie, recompense pelos seus esforços.

O ideal é que a valorização do colaborador também possa ocorrer em outros aspectos. Para que ele se sinta engajado a produzir em maior escala e atingir resultados mais expressivos, é recomendado que esse reconhecimento, também ocorra no aspecto financeiro. O ideal é formar um plano de carreira para todos e cumpri-los, conforme o combinado. Esses aspectos podem ser definidos pelo tempo de serviço prestado pelo colaborador ou por meta atingida.

O administrador deve esclarecer as situações na empresa com transparência, pois assim, ele transmite mais confiança e faz com que sua equipe se sinta mais parte da empresa. Desta maneira, cada um toma conhecimento sobre a relevância de seu trabalho e a que resultados ele pode levar.

4 – Compartilhe Conhecimento

o que é gestão de pessoas - compartilhe conhecimento

Toda experiência de um líder é extremamente benéfica para a equipe. Crie um sistema onde passar o conhecimento adiante seja fácil e incentive que as pessoas chaves da empresa também façam o mesmo. O compartilhamento do conhecimento na empresa deve ser incentivado e isso pode ser feito através de práticas, visando o aperfeiçoamento de seus colaboradores e o aumento da produtividade na empresa.

O gerenciamento do conhecimento em uma organização é um processo e este se constitui em diferentes ciclos, cada um, tendo seus próprios obstáculos. Você pode aplicar diversas estratégias para estimular a distribuição do conhecimento entre os colaboradores de sua empresa, tais como: Oficinas de aprendizagem, oficinas de trabalho, as quais podem ser elaboradas de diferentes maneiras, isso de acordo com a realidade e as demandas de cada situação que é apresentada na empresa.

O grande diferencial de fazer essa estratégia é que ela gera mais competitividade e otimiza a reutilização do conhecimento dos colaboradores, que muitas vezes fica preso a indivíduos ou a alguns setores da organização, enquanto os demais lutam com problemas que poderiam ser solucionados se utilizassem a experiência que reside internamente na empresa. Para os colaboradores, essa difusão de conhecimento ajuda a suprir a necessidade de aprender continuamente, imposta a todo profissional que almeja manter-se qualificado.

A empresa só pode ser beneficiada quando o conhecimento é difundido, transferido, compartilhado e alavancado, ou seja, quando existem formas de comunicação dentro da organização que facilitam a troca de experiências. E o administrador que sabe fazer essa difusão de seu conhecimento de forma efetiva, se beneficia profissionalmente, auxilia seus funcionários a evoluir e leva sua organização a atingir um novos patamar.

5 – Envolva seus funcionários

o que é gestão de pessoas - colaboradores

O sucesso da sua empresa está nas mãos de seus colaboradores. O funcionário tem papel determinante dentro da instituição, independente do setor em que ele atue. É essencial que ele esteja motivado, engajado e que se sinta parte da empresa, para que suas atitudes possam refletir de forma positiva em seu cliente. O gestor deve saber ouvir seus funcionários, para assim extrair o melhor que eles têm a oferecer.

Muitas das organizações compreenderam como a gestão de pessoas de forma participativa é capaz de trazer resultados favoráveis, e começaram a incluir mecanismos para ouvir a opinião dos seus colaboradores. Não faça suas reuniões sempre da mesma forma. Procure transmitir sua mensagem usando métodos criativos. Utilize vídeos, gráficos e outras maneiras inteligentes para apresentar suas ideias durante as reuniões e estimule seus colaboradores a fazerem o mesmo.

A melhor forma de começar um diálogo com os colaboradores é realizar pesquisas internas na empresa. As pesquisas podem ter temas variados, desde a satisfação com aspectos internos da rotina da empresa, políticas de remuneração ou lançamento de produtos e serviços que são prestados pela empresa.

Envolva o empregado como corresponsável com o sucesso do empreendimento e escute sua opinião. Ideias como uma caixinha anônima de sugestões, bate-papos periódicos entre as áreas e ações de comunicação interna podem ser úteis para quebrar o gelo e estimular o debate com os funcionários.

Promover o engajamento de seus colaboradores com as metas corporativas e torná-lo um empreendedor, é fundamental para o gestor que almeje bons resultados em sua equipe. Esse é o caminho para a melhoria nos processos e um desafio constante. Esse compartilhamento de responsabilidades, apontando melhorias na produtividade e no cotidiano da empresa, ou seja, é o comprometimento do colaborador no processo de gestão.

Peça aos seus funcionários que opinem também sobre sua gestão, para analisá-la de uma forma prática. Entenda suas demandas, pondere o que pode ser modificado e o que não pode, seja pela natureza do negócio ou pela demanda de seu cliente final.

Conclusão

A mudança é algo que faz parte da rotina da sociedade atual e, consequentemente, das empresas. Nesse contexto, o gestor deve se manter atento e fazer uma boa gestão de pessoas. Para a implantação de qualquer projeto, é essencial a importância dos colaboradores e que eles tenham na mesma visão de comprometimento e capacitação. Por isso, a formação de pessoal é um dos principais fatores para que qualquer empreendimento tenha sucesso.

Assim, o gerenciamento de pessoas nas empresas pode ser avaliada como peça chave para o sucesso das relações com os indivíduos. Ela compõe, portanto, um elemento importante, uma vez que pode afetar as expectativas e percepções dos colaboradores sobre as suas relações com a organização, influenciando sua motivação e atitudes com relação aos projetos da instituição.

Ao aplicar métodos eficientes de gestão de pessoas, a empresa reduz consideravelmente o risco de ter problemas e evita quedas produtivas por erros relativos a administração de sua equipe. O administrador por sua vez, realiza seu trabalho em menos tempo e de forma muito mais produtiva.

É importante para o gestor contar com as mais diversas soluções tecnológicas disponíveis no mercado. A produtividade da sua equipe também depende da otimização de processos. Essas mudanças, junto da valorização do funcionário são a base para atender melhor os clientes, ampliar a atuação no mercado e otimizar os resultados financeiros.

Softwares de gestão e sistemas integrados tem a capacidade de centralizar as informações e agilizar tarefas que são vitais para a empresa. Automatizar as rotinas operacionais otimiza o tempo do administrador e melhora o ritmo de trabalho na organização.

Com um bom gerenciamento de pessoas o gestor melhora a produtividade de sua equipe e a empresa alcança resultados em menos tempo. Você conhece mais alguma vantagem proporcionada pela gestão de pessoas? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência conosco.

 

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