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Quem é empresário sabe, sua empresa até pode ser pequena, mas quando se trata de gestão de pessoal, tamanho não é documento. Por isso, o controle de ponto digital pode trazer inúmeros benefícios mesmo para negócios em crescimento, como otimização da rotina dos colaboradores e mitigação de riscos financeiros e reputacionais à marca. 

Independente do porte da empresa, a gestão de pessoas não é uma tarefa fácil. Administrar horários, escalas e folgas requer tempo, concentração e preparo da equipe, por isso, um dos maiores desafios em relação ao controle de ponto é lidar com a possibilidade de erros humanos. Quando feito dessa forma, esse procedimento pode conter inconsistências comuns em seu fechamento, como conflito de horários, defasagem na contabilização de horas extras, faltas não justificadas e até perda permanente de dados. “É extremamente arriscado gerenciar o ponto de uma empresa de forma manual hoje em dia, independente do seu tamanho. Qualquer erro pode acabar custando caro à companhia, como processos e sanções trabalhistas. Já com um sistema digital, a precisão é garantida. Cada registro é automaticamente computado e calculado, reduzindo significativamente o risco de erros”, explica Jocimar Ristow, diretor da Simpax, empresa especializada em soluções para controle de ponto, acesso e presença.

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Segundo Ristow, outra vantagem do uso de sistemas para controle de ponto digital é a otimização do tempo. “Pequenas empresas muitas vezes têm recursos limitados, o que torna cada minuto e cada centavo preciosos. Com um sistema de controle de ponto digital, a gestão de frequência se torna muito mais eficiente. Não é necessário gastar tempo lidando com planilhas ou cálculos manuais. Os relatórios são gerados de forma prática, permitindo que o colaborador foque em tarefas mais importantes para o core business da empresa”, destaca. O mercado oferece hoje diferentes tecnologias e soluções para esse modelo de trabalho. É possível administrar o ponto de colaboradores à distância, com aplicativos e softwares que funcionam por reconhecimento facial e até mesmo sem conexão com a internet. 

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Conformidade legal

A legislação trabalhista brasileira exige que empresas com dez ou mais funcionários efetuem o controle e registro de ponto de seus colaboradores. Quem infringir a lei pode ser autuado e sofrer diferentes processos na justiça.   

Essa é também uma forma de proteger o empregador contra registros fraudulentos ou adulterados, dando mais transparência aos processos internos e à rotina da empresa. 

No entanto, podemos concluir que o controle de ponto digital não é uma exclusividade das grandes corporações. Pequenas empresas também podem colher os benefícios desse sistema, que oferece maior eficiência, economia de tempo, recursos e conformidade legal. Se sua empresa é pequena, a gestão de ponto digital pode ser a peça-chave para otimizar seu Departamento Pessoal e impulsionar seu crescimento. Por isso, não deixe a oportunidade passar, use a tecnologia a favor do seu negócio. 

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