O trabalho remoto veio para ficar. O modelo, que ganhou destaque durante a pandemia do novo coronavírus, continua em alta no Brasil e no mundo. De acordo com o estudo “Modelos de Trabalho Pós-Pandemia”, da PwC com a PageGroup Brasil, 58% dos entrevistados com cargos de liderança preferem regimes de home office integral ou híbrido. As motivações para escolha são muitas, como rendimento do colaborador, economicidade e otimização de tempo e recursos. Pensando nisso, empresas buscam aprimorar cada vez mais suas soluções para atender esse novo modelo de jornada, com inovações 100% digitais que favoreçam a gestão de pessoas fora do ambiente físico de trabalho.
Uma das principais preocupações dos empregadores ao implantar o regime de trabalho home office é em relação ao registro e controle de ponto dos colaboradores. A boa notícia é que o mercado já dispõe de várias soluções para as empresas que desejam controlar a jornada de trabalho de seus funcionários que estão em trabalho remoto, porém, é importante se atentar à legislação e às recomendações do Ministério do Trabalho.
“Antes da pandemia, o percentual de empresas que investiam nesse modelo no Brasil era mínimo. Havia muito receio em relação à legislação e, principalmente, na certificação do cumprimento da jornada. Agora já é possível fazer essa gestão de forma integrada e tão boa, ou ainda melhor, do que a feita nos espaços físicos”, explica Jocimar Ristow, diretor da Simpax, empresa especializada em soluções de ponto, acesso e presença. Ristow destaca que ao adotar soluções de ponto digital, a empresa deve se certificar de que o sistema está adequado às leis e normativas vigentes. “Temos uma legislação trabalhista séria e rígida no Brasil, por isso, tem que haver cuidado, esse sistema deve se encaixar perfeitamente às regras no Ministério do Trabalho, além de estar conectado aos sistemas obrigatórios, como o e-social”.
De acordo com o especialista, um dos recursos mais usados ultimamente são os aplicativos de controle de ponto, como o SIMPAX.Geoloc, que podem ser instalados no celular do próprio colaborador. Outro recurso utilizado para registro e controle de ponto em home office é o reconhecimento facial. Alguns softwares, como o SIMPAX. Geoface, permite ao colaborador registrar seu ponto através do escaneamento do rosto, dando mais agilidade e segurança à operação. Esses aplicativos permitem utilizar ainda um sistema de geolocalização e cerca eletrônica, para validar o perímetro e garantir que o colaborador está acessando o aplicativo da localização informada previamente. “Essa é uma das funcionalidades que mais usamos hoje em dia dado o seu alto nível de segurança. É um sistema que não permite fraudes, além de otimizar o tempo do colaborador”, destaca.
Como escolher a melhor solução?
Na hora da escolha, é importante que o gestor opte pela solução que melhor se adapte às necessidades e tamanho da empresa. Por exemplo, para negócios que possuem atividades descentralizadas das quais seus colaboradores estão em constantes viagens e visitas externas, os aplicativos individuais e com geolocalização são os mais indicados.
Além disso, é indispensável que a escolha do gestor preze pela transparência com seus funcionários em relação ao controle de ponto, garantindo que as soluções adotadas respeitem a privacidade e os direitos trabalhistas da equipe.