fbpx
(21) 3380-9650 comercial@simpax.com.br

O Brasil segue em ritmo acelerado quando o assunto é empreendedorismo: no primeiro trimestre de 2025, o número de MEIs cresceu 35% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto as micro e pequenas empresas aumentaram 28%, segundo dados do Sebrae.

Além do crescimento no número de negócios, as micro e pequenas empresas são responsáveis por 27% do PIB brasileiro. Em apenas dez anos, a produção gerada por esses negócios saltou de R$ 144 bilhões para R$ 599 bilhões, mostrando a relevância econômica desse segmento.

Com esse cenário, surge uma dúvida frequente entre os empresários: uma empresa pequena precisa investir em tecnologias agregadas, como o controle de ponto digital? A resposta é sim, e os benefícios vão muito além da formalidade.

Gestão de pessoas: tamanho não é documento

Mesmo em negócios menores, a gestão de horários, escalas e folgas exige tempo, atenção e organização. Erros podem causar problemas sérios como conflitos de horários, cálculos incorretos, faltas não justificadas e até acúmulo de horas extras.

“É extremamente arriscado gerenciar o ponto de uma empresa de forma manual hoje em dia, independente do seu tamanho. Qualquer erro pode custar caro à companhia, com processos e sanções trabalhistas. Já com um sistema digital, a precisão é garantida. Cada registro é automaticamente computado e calculado, reduzindo significativamente o risco de erros”, explica Jocimar Ristow, diretor da Simpax, empresa especialista em soluções para controle de acesso, ponto e presença.

Otimização de tempo 

Para pequenas empresas, onde cada minuto e cada centavo são valiosos, o controle de ponto digital oferece ganhos concretos. “Com a tecnologia, a gestão de frequência se torna muito mais eficiente. Não é necessário gastar tempo com planilhas ou cálculos manuais, os dados são disponibilizados na web e os relatórios são gerados em poucos cliques. Assim, os colaboradores podem se concentrar no que realmente importa: o crescimento do negócio”, destaca Ristow.

Hoje, existem ferramentas capazes de atender as empresas com os mais variados tipos de operação. Essas soluções vão desde equipamentos de ponto biométricos conectados a web até aplicativos com uso de geolocalização e QR Code, que permitem a captura da presença mesmo que o usuário esteja offline. 

Conformidade e segurança

Além de otimizar processos, o controle de ponto digital garante conformidade com a legislação trabalhista, que exige registro de jornada para empresas com 10 ou mais funcionários. O uso de soluções eletrônicas  protege o empregador de tentativas de fraudes, aumentando a transparência e a segurança da gestão interna.

Pequenas empresas também se beneficiam

O controle de ponto digital não é exclusivo de grandes corporações. Pequenos negócios também podem aproveitar eficiência, economia de tempo, recursos e conformidade legal. Implementar essa tecnologia é uma forma inteligente de otimizar o Departamento Pessoal e impulsionar o crescimento da empresa.

Conheça mais sobre as soluções da Simpax e veja qual se encaixa para o seu negócio.

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Compartilhe agora!

Publique nas redes sociais!