As práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) tornaram-se um dos pilares da gestão empresarial moderna. Empresas que adotam soluções sustentáveis não apenas reduzem impactos ambientais, mas também melhoram sua eficiência operacional e fortalecem sua imagem perante o mercado e investidores. Nesse cenário, a tecnologia é uma aliada essencial para a sustentabilidade corporativa em todos os departamentos da empresa, inclusive no setor administrativo.
Redução do uso de recursos naturais
A redução da utilização de materiais nocivos ao meio ambiente deve ser uma preocupação global da empresa. Diminuir o uso excessivo de copos descartáveis, papeis impressos e combustíveis fósseis são algumas das metas comuns às marcas que se comprometem com a política de ESG estabelecida.
Além disso, muitos dos equipamentos usados no setor de RH de empresas dependem da utilização de plástico ou papeis, gerando um volume significativo de resíduos ao longo do tempo. Com as novas tecnologias, é possível reduzir este impacto adotando alternativas que disponibilizem a informação eletronicamente. O uso de dispositivos de reconhecimento facial para controle de ponto e acesso é um bom exemplo. Dessa forma, é possível diminuir a produção de lixo e o consumo de recursos naturais utilizados na rotina da empresa.
Outro ponto importante é a digitalização de processos, de modo que as informações estejam organizadas e acessíveis em um ambiente virtual, sem a necessidade de pastas e materiais impressos.
Melhoria na qualidade de vida e redução da pegada de carbono
As soluções de controle de jornada permitem uma gestão mais eficiente do tempo de trabalho dos colaboradores, evitando falhas na hora do fechamento da folha de ponto, e, consequentemente, mais horas de trabalho.
A possibilidade de trabalhar remotamente contribui para uma melhor qualidade de vida por parte dos funcionários e para a redução da pegada de carbono, promovendo um modelo de emprego mais sustentável. Ao adotar ferramentas como o controle de ponto por aplicativo, por exemplo, é possível administrar equipes sem a necessidade de deslocamento para a matriz da empresa. Os colaboradores conseguem registrar sua jornada de forma prática, por meio de dispositivos móveis como celulares ou tablets. As marcações são enviadas com a data, horário e a geolocalização do colaborador, facilitando a gestão da equipe e deixando o processo mais sustentável.
Transparência e governança corporativa
O uso da tecnologia pelo departamento de RH implica na melhora da gestão e em uma política qualificada de governança corporativa. Com registros digitais seguros e à prova de fraudes, a empresa garante mais transparência nas relações trabalhistas e conformidade com as regulamentações vigentes. Isso fortalece a confiança dos colaboradores e dos órgãos fiscalizadores.
Inclusão
As tecnologias de reconhecimento facial proporcionam acessibilidade, facilitando a inclusão de colaboradores com deficiências motoras ou dificuldades no manuseio de dispositivos físicos, como cartões magnéticos. Além disso, ao reduzir processos burocráticos, as empresas promovem um ambiente de trabalho mais eficiente e focado no bem-estar dos profissionais.
Com isso, podemos ver que a digitalização e o uso inteligente da tecnologia no setor de RH das empresas não apenas reduz impactos ambientais, mas também impulsiona as boas práticas de governança e bem-estar no ambiente corporativo, tornando essas marcas mais preparadas para os desafios que o mercado oferece. Sua empresa já deu o primeiro passo para o futuro?