O avanço da tecnologia tem proporcionado diversas possibilidades para otimizar processos e melhorar a segurança em diversos setores, incluindo o ambiente escolar. Nesse contexto, o reconhecimento facial emergiu como uma solução promissora, trazendo consigo benefícios e desafios que merecem atenção. A implementação dessa tecnologia nas escolas tem despertado debates, portanto, compreender a importância da biometria facial e esclarecer as principais dúvidas em torno desse tema é fundamental para uma boa gestão escolar.
O uso da biometria facial para controle de acesso vem sendo explorado em diversos segmentos há alguns anos, porém, agora, o modelo está ganhando força em instituições de ensino, dado seu alto grau de segurança e facilidades que permite. Algumas empresas já aperfeiçoaram o recurso inclusive para organizar o tráfego nos arredores dos colégios. “Hoje nossa solução oferece, além do controle de acesso do aluno, o controle de ingresso de veículos à unidade escolar, o que facilita a gestão de trânsito da área. O responsável apresenta a face em uma das entradas do colégio, onde um leitor facial irá fazer a liberação do motorista e, a partir disso, a cancela se abre”, explica Jocimar Ristow, diretor da Simpax, empresa especializada em soluções de controle, acesso e presença que desenvolveu o software Simpax Escola.
O controle de acesso por meio de biometria facial possui diversas vantagens no ambiente escolar, por exemplo:
1 – Reforço à segurança
O controle de acesso por reconhecimento facial contribui diretamente para a segurança das instituições de ensino. O acesso à escola só é permitido com cadastro prévio no banco de dados do colégio, evitando assim visitantes indesejados. O modelo também ajuda no controle de acesso à áreas restritas, como laboratórios, almoxarifados, entre outros.
2 – Otimização da gestão do ambiente escolar
A tecnologia pode ajudar também na economia de tempo, pois auxilia na frequência escolar, acelera o processo de entrega de alunos aos responsáveis e atua na gestão de refeitórios.
3 – Combate à evasão escolar
É um meio eficiente para evitar a evasão escolar, uma vez que não permite alterações indevidas no registro de presença, facilitando o acompanhamento por parte da escola à frequência dos alunos.
4 – Integração com sistemas escolares
Outro fator importante ao utilizar esse tipo de software de controle de acesso é a possibilidade de fazer integrações. Por meio de uma comunicação via API (Interface de Programação de Aplicação), o Simpax Escola, por exemplo, pode se comunicar com programas já utilizados para a gestão escolar e ajuda a otimizar todo o processo de operação da instituição de ensino.
5 – Redução de custos
A biometria facial pode ajudar a reduzir custos de diversas maneiras. Em primeiro lugar, ela elimina a necessidade de cartões de identificação ou senhas, que podem ser perdidos, roubados ou esquecidos, o que pode levar a atrasos no acesso ao sistema ou à necessidade de substituição constante desses itens. Com a biometria facial, a identificação é feita de forma rápida e segura, sem a necessidade de nenhuma intervenção humana ou acessórios.
Para total eficiência do sistema, é importante que as escolas tenham políticas claras e transparentes sobre o uso dessa tecnologia e que os alunos e pais sejam informados sobre como ela será utilizada. As informações usadas como base para a liberação de acesso devem partir única e exclusivamente de um banco de dados da escola, que deve ser protegido com um ecossistema de segurança contra vazamentos e ações indevidas.
O reconhecimento facial é hoje a ferramenta mais moderna e assertiva para garantir a segurança e agilizar processos em instituições de ensino, desde que seja utilizado de forma responsável, ética, e com diretrizes que respeitem os direitos à privacidade de alunos e funcionários.