Às 00:00 de 04/11/2018, sábado para domingo, entraremos no Horário Brasileiro de Verão. Desta forma acreditamos ser útil novamente compartilhar alguns esclarecimentos já apresentados em artigo anteriores (2013/2014, 2014/2015 , 2015/2016, 2016/2017 e 2017/2018) e repetidos abaixo:
- Se o seu contrato prevê o uso de comunicação por Connect, Modem 3G / GPRS, Conversor USB-Wifi ou Conversor USB-Ethernet, o(s) seu(s) REPS / REPx está(ão) programado(s) para se atualizar(em) automaticamente entre 00:00 e 00:30. Para isto, basta que o(s) seu(s) equipamento(s) esteja(m) on-line (se comunicando) no momento da mudança de horário.
- Para que este procedimento funcione é importante que cada cliente verifique se seu(s) equipamento(s) está(ão) se comunicando devidamente, ou seja, se está(ão) on-line. Para isto, basta verificar se o símbolo ilustrativo “3G” é exibido no canto superior direito do display do REPx. Outra forma é consultar a opção Configurações – Equipamentos do Simpax (http://sistema.simpax.com.br/) e verificar se a última comunicação de cada equipamento aconteceu nos 20 minutos anteriores (os equipamentos estão programados para se comunicar aproximadamente a cada 15 min). Naturalmente esta verificação deve ser realizada nas proximidades do horário de transição.
- Se o seu contrato não prevê a Comunicação, Transmissão e Coleta Automática de Dados e você utiliza o pen-drive para atualização do(s) equipamento(s), ou seja, se seu(s) REPx é(são) off-line, você deve utilizar o Menu de Opções do REP /REPx e, de posse da senha do equipamento, acionar o Ajuste do Relógio para fazer o devido acerto.
- Ao término do Horário Brasileiro de Verão o procedimento para retornar o(s) equipamento(s) ao horário normal será análogo ao descrito nesta mensagem.
- Estas mesmas regras também se aplicam aos equipamentos de Controle de Acesso, os TAPx (abertura de porta) e CATx (catracas), fabricados pela SIMPAX e fornecidos por ela, seus parceiros e revendedores.
- Além da atenção ao horário dos equipamentos de ponto e acesso, é importantíssimo também que observe o impacto desta 1 hora a menos na apuração das jornadas e dos respectivos valores de extra e devido. O artigo Meu funcionário trabalhou no Início / Fim do Horário de Verão. Como tratar o ponto? apresenta a abordagem recomendada para Tratamento do Ponto neste contexto. Porém, como cada empresa / organização pode adotar uma política distinta quando à necessidade de compensação, ou não, da 1 hora a menos (ou a mais) a ser trabalhada, cada gestor deve definir qual será o procedimento operacional a ser adotado.
Se mesmo seguindo todos os passos acima, por qualquer motivo, o seu REPx não se atualizou automaticamente para o Horário Brasileiro de Verão, não há problema! Basta acertar o horário manualmente no próprio equipamento, realizando o seguinte procedimento:
- Pressione [Menu] no teclado do REPx.
- Digite a senha numérica.
- Pressione a opção 1 “Ajustes”.
- Pressione a opção 1 “Relógio”.
- Pressione [Ok], pois não é necessário atualizar a data do equipamento.
- Digite o novo horário.
- Pressione [Ok] para confirmar.
- Saia do Menu de Opções teclando [Ok] 2 vezes até ver a tela normal de operação ou aguardando 10 segundos.
Caso seu equipamento não seja um REPx e não tenha se atualizado automaticamente, entre em contato com o nosso Suporte para obter instruções.
Acompanhem (e curtam!) esta e outras informações pela nossa página no Facebook: http://www.facebook.com/simpax.br/
Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários através do nosso Suporte.