O bom funcionamento de uma empresa depende de diversos aspectos, mas um determinante para ter sucesso nos negócios, é o ponto biométrico. Ele diz respeito a assiduidade dos colaboradores. No passado esse acompanhamento ocorria por meio do livro de ponto, nele eram registrados à mão, os horários de entrada e saída. Apesar de ser útil na maioria dos casos, esse método possui uma série de falhas.
As marcações podem ser facilmente fraudadas e o gestor perde muito tempo tentando contabilizar a jornada de seus funcionários. Com o avanço tecnológico as empresas passaram a optar pelo uso do ponto biométrico. O processo passou a ser mais moderno e menos fraudulento. Isso porque os registradores eletrônicos de ponto (REPs) , são capazes de armazenar as marcações e imprimir comprovantes para o trabalhador.
Além disso, eles permitem as batidas sejam por meio de biometria, cartão ou matrícula. O que muitos gestores não sabem é que existe um tipo de software capaz de coletar automaticamente as informações gravadas na memória desses relógios e facilitar o controle de frequência.
Adotar essa tecnologia é fundamental para ter bons resultados. Veja a seguir como funcionamento do ponto eletrônico e como ele pode impactar na gestão de sua empresa. Baixe nosso e-book e saiba como um sistema de ponto influencia sua gestão.