fbpx
(21) 3380-9650 comercial@simpax.com.br

Você já parou para pensar do porque o Simpax. Geoloc acusa não ter conseguido precisão suficiente da geolocalização, enquanto o Google Maps, Waze e outros aplicativos que usam GPS continuam funcionando? Leia este artigo e explicaremos como funciona a Precisão em nosso sistema.

Como Funciona a Geolocalização nos Aplicativos


A maioria das aplicações que utilizam GPS não costumam se atentar para tentativas de fraude por conta do posicionamento dos seus usuários. Sendo assim, passam despercebidos alguns softwares projetados, para burlar a Geolocalização do celular. Estes são muito aplicados em jogos de realidade aumentada, como por exemplo o Pokemon Go, para que seja possível “enganar o celular” e fazer o app achar que está em um lugar específico, liberando funcionalidades que só estariam disponíveis no local forjado.

Para a grande maioria dos programas, ser enganado por conta da geoloclização manipulada não é um grande problema e não traz benefício significativo para o usuário. Porém isto não é verdade para o Geoloc! Os contratantes contam com a geolocalização utilizada pelos apps da Simpax para gerir suas equipes e também para prover segurança jurídica aos seus processos de compliance. Então a Família Geoloc não pode acreditar cegamente na geolocalização provida pelo celular.

O Sistema Android obtem as coordenadas da geolocalização de várias fontes: o próprio hardware do GPS, do sinal do Wifi, das antenas de celulares e de outros apps que já calcularam as coordenadas em momentos anteriores. São os chamados “Providers“. Cada um desses “Providers” tem suas características.

O Uso dos Providers pelo Geoloc

Providers- geoloc - simpax

O hardware do GPS é muito preciso, porém depende de ser reconhecido por ao menos 4 satélites, que é um processo, na maioria das vezes lento e que gasta muita bateria. O ideal, em termos de segurança, seria confiar apenas no GPS, mas isto inviabilizaria o uso em locais cobertos e levaria mais tempo para obtenção das coordenadas (quem já usou aqueles antigos aparelhos de GPS Automotivos deve se lembrar que era necessário sair da garagem para um local aberto para conseguir obter a localização e possibilitar que a rota até o destino fosse calculada).

Desta forma, de modo a evitar tentativas de fraude, a Família Geoloc não confia em todos os “Providers” disponibilizados pelo Android. Ela utiliza apenas os mais confiáveis e obtem diversos “locations” (conjuto de coordenadas disponibilizadas cada vez que o Android utiliza a localização para um app) durante o uso, submetendo-os a um algoritmo que pondera sua precisão e sua idade (tempo decorrido desde que o “location” foi obtido) para estatisticamente definir qual é a posição mais exata do usuário.

Conclusão

O bom uso da Geolocalização é de grande importância para o cumprimento das rotinas de trabalho no Geoloc. Por conta disso utilizamos os provedores mais seguros e eficientes buscando a melhor experiência dos usuários, em nosso sistema. Continue a leitura em nosso blog e aprenda um pouco mais sobre os recursos disponibilizados em nossos softwares.

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Compartilhe agora!

Publique nas redes sociais!

× Solicite um Orçamento