fbpx
(21) 3380-9650 comercial@simpax.com.br

As ações de ronda de segurança são essenciais para garantir a proteção de pessoas e patrimônios. Com a realização de rondas periódicas, é possível identificar eventuais ameaças e riscos à segurança patrimonial, como invasões, vandalismo, furtos e outras atividades criminosas. Em empresas, a ronda pode prevenir ainda acidentes graves de trabalho.

Com o avanço da tecnologia, algumas das soluções existentes no mercado já permitem que gestores monitorem em tempo real a atividade e a localização dos colaboradores responsáveis pelas rondas de segurança em empresas, ruas e condomínios. Além disso, apps com geolocalização permitem a coleta e o rastreio de dados mais precisos e organizados, o que pode ser útil para a tomada de decisões estratégicas. 

“Hoje temos como traçar a rota do guarda noturno, por exemplo, com antecedência. Durante o trabalho, ele registra via aplicativo os locais que percorreu, os horários e demais informações que achar importante. Isso torna a execução e a gestão dos serviços mais transparente e eficiente, uma vez que fica claro os pontos com maior intecorrências”, explica Jocimar Ristow, diretor da Simpax, empresa especializada em soluções para registro de ponto, controle de acesso e gestão de pessoas.

Ristow lembra que o desenvolvimento deste tipo de solução veio para atender a uma antiga queixa do setor. “Um dos principais desafios dessa atividade é a chamada troca de bastão, que é quando um colaborador finaliza sua ronda e deve reportar o turno ao próximo funcionário que assumir a função. Essa prática acaba levando tempo, uma vez que os profissionais precisam atualizar todas as informações que aconteceram durante o trabalho e registrar o repasse. Com esses aplicativos o processo é dinâmico, rápido e integrado”.

A empresa apresentou recentemente a atualização do Simpax Geoloc, um aplicativo   que permite o registro de rondas em substituição ao bastão. O recurso funciona a partir da definição prévia dos postos de serviço e clientes. A validação ocorre através de dispositivo móvel, reconhecimento facial e de QR Codes posicionados em locais estratégicos. “Essa é uma maneira segura de registrar os locais por onde o ronda passou e também de colher e analisar dados sobre as eventuais ocorrências de acordo com a localização geográfica, o que favorece a gestão”, explica Jocimar.

Ronda de segurança do trabalho – Além das conhecidas rondas patrimoniais em empresas, ruas e condomínios, existe também a ronda focada na segurança do trabalho, que é a prática de vigia e inspeção sobre a condição de ambientes, pessoas e equipamentos.

Muito comum na indústria, essa ação busca averiguar de forma rotineira as condições físicas das instalações, como equipamentos, ferramentas, maquinários, redes elétricas, sistema de gás, condições climáticas, entre outros fatores que possam influenciar na segurança dos trabalhadores de forma diária. Nesse serviço de ronda também pode ser avaliada as condições das atividades e dos trabalhadores, verificando se estão utilizando os equipamentos de proteção individual (EPIs) corretamente e se estão seguindo as normas e procedimentos de segurança estabelecidos pela empresa.

De acordo com o diretor da Simpax, os aplicativos de registro de ronda em dispositivos móveis podem aumentar a proteção contra acidentes. “No ambiente industrial esse modelo é muito assertivo, pois ajuda a manter os padrões de segurança. Isso porque existe todo um percurso registrado do qual o colaborador deve seguir, vistoriar e reportar através do aplicativo. É, sem dúvidas, uma segurança maior contra vazamentos, incêndios, problemas elétricos, entre outros”, destaca.

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Compartilhe agora!

Publique nas redes sociais!

×

Olá!

Clique em um dos nossos representantes para conversar pelo WhatsApp

×