Em um mundo de constantes mudanças e inovações, a segurança em prédios comerciais vem se destacando quando o assunto é tecnologia. O controle de acesso a visitantes, uma das áreas mais críticas em termos de segurança, está passando por uma evolução notável nos últimos anos, graças a inovações que vão desde catracas inteligentes até avançados sistemas de reconhecimento facial.
“O primeiro passo de segurança em condomínios empresariais é o cadastro do visitante, com informações relevantes como nome completo, documento, local de visita e foto da pessoa. Posteriormente a isso, o atendente faz a confirmação da com o local indicado, liberando o acesso. Essa é uma etapa do processo, mas, cada vez se torna mais recomendável investir em outros recursos e barreiras para otimizar esse sistema de segurança”, explica Jocimar Ristow, diretor da Simpax, empresa especializada em soluções de ponto, acesso e presença.
De acordo com o especialista, tal reforço se faz necessário por se tratar de lugares com grande circulação e rotatividade de pessoas, o que amplia as chances de ocorrências que envolvam desinteligência e danos ao patrimônio, além de atividades criminosas como roubos, furtos e sequestros. Além disso, o especialista destaca que essa proteção é benéfica para todas as partes. “O aprimoramento de segurança não protege apenas o prédio, ele garante a proteção de colaboradores e visitantes, além de servir como uma grande fonte de registro de dados e informações que podem ajudar a polícia em casos de delitos. Hoje, deixar de investir nesse tipo de segurança não é opcional, é algo fundamental para a estabilidade do negócio”.
Veja algumas das opções mais modernas para a segurança em condomínios empresariais:
Catracas inteligentes: a primeira linha de defesa
As tradicionais catracas de acesso estão ganhando uma nova roupagem com recursos inteligentes que redefinem o acesso a prédios comerciais. É um recurso que permite a leitura de cartões de proximidade, bottons, QR codes, biometria digital e até mesmo leitura facial, tudo feito a partir dos dados coletados pelos profissionais da recepção.
Conheça mais sobre o Simpax Catraca
Reconhecimento facial: segurança otimizada e eficiente
O reconhecimento facial emergiu como uma das tecnologias mais promissoras para o controle de acesso de visitantes. Ao mapear e comparar características únicas do rosto humano, esses sistemas podem identificar pessoas autorizadas em segundos, aumentando significativamente a segurança, precisão e agilidade dos serviços.
Conheça mais sobre o Simpax Acesso Porta
Cadastro de visitantes: dados seguros em sistemas modernos
O cadastro de visitantes também evoluiu com a tecnologia. Em vez de preencher papéis ou formulários de forma manual, muitos prédios comerciais passaram a adotar sistemas de cadastro digital avançados. Esses sistemas permitem mais centralização das informações, além de relatórios detalhados de visitação, com informações como hora, data e local visitado. Isso ajuda a criar um registro digital seguro e organizado, que pode ser acessado pelos gestores de segurança a qualquer momento, dada as novas tecnologias envolvidas, como o armazenamento em nuvem.
Saiba mais sobre o software Simpax Recep
O diretor da Simpax reforça que quanto mais abrangente a estratégia de segurança, melhores serão os resultados. “Atualmente, é inteligente pensarmos em ecossistemas, seja para segurança ou qualquer outra área. Devemos impor o máximo de etapas que dificultem o ingresso de pessoas não desejadas ao recinto. Isso pode parecer um pouco incômodo para o indivíduo que visita o local, mas é extremamente necessário para a proteção coletiva”, destaca Ristow.