No mundo atual, agilidade, precisão e flexibilidade são características essenciais para o sucesso de uma marca ou empresa. Uma das áreas em que esses aspectos se tornam ainda mais evidentes é no núcleo de gestão de pessoas da companhia, uma vez que os modelos de trabalho híbrido são recursos cada vez mais usados. Portanto, fornecer soluções modernas, que facilitem a rotina do colaborador e contribuam com a segurança das empresas são itens mandatórios para marcas que querem alcançar desenvolvimento e sucesso.
De acordo com Jocimar Ristow, diretor da Simpax, empresa especializada em soluções para controle de ponto, acesso e presença, um dos principais desafios dos gestores de RH para propiciar mais autonomia aos colaboradores e às suas atividades é em relação ao registro e controle de ponto. “Muitas empresas estão habituadas com os relógios de ponto tradicionais, instalados em lugares fixos e que funcionam a partir da marcação feita pelo colaborador in loco, porém, o mercado hoje disponibiliza diversas soluções para melhorar esse fluxo, ainda mais depois da pandemia, onde o trabalho home office ganhou um espaço significativo na sociedade”, explica.
O diretor destaca que um dos produtos com maior demanda na empresa é o GeoFace, um aplicativo para controle de ponto por reconhecimento facial. O software permite aos colaboradores registrar seu ponto através da leitura facial feita por smartphone, eliminando a necessidade de cartões de ponto ou registros manuais físicos. O sistema utiliza algoritmos avançados de reconhecimento facial e inteligência artificial para identificar e autenticar cada colaborador de maneira única e segura, informando o horário e a sua microlocalização no momento da marcação. “Esse aplicativo é um dos produtos mais procurados da empresa, pois ele é a solução ideal para o modelo híbrido ou home office, além de otimizar o fluxo de trabalho e dar mais autonomia para a empresa e seus funcionários”.
Funcionamento offline
Segundo Ristow, o grande diferencial do Geoface em relação às soluções mais comuns do mercado é sua capacidade de funcionar sem a necessidade de estar conectado à internet. “Enquanto outros sistemas de registro de ponto dependem de conexões estáveis, o nosso aplicativo permite que os colaboradores registrem seu ponto mesmo em locais remotos, onde a conectividade pode ser um desafio. A internet só será necessária em dois momentos: no primeiro login de acesso na ferramenta e posteriormente para envio das marcações. Isso é especialmente benéfico para empresas com atividades em áreas isoladas, onde a conexão com a internet é limitada ou inexistente. É uma ótima opção para os segmentos agropecuário, de mineração e engenharia, por exemplo”.
Segurança
Segundo especialistas, recursos como esse colaboram ainda na transparência e segurança das empresas, evitando fraudes comuns como o uso de fotos e vídeos que podem driblar outros sistemas. Além disso, todo o registro de marcações é armazenado automaticamente em nuvem, o que possibilita o acesso do gestor de qualquer lugar e a qualquer hora.
Apesar das conveniências, Ristow alerta para as exigências legais que o sistema deve cumprir. Ao contratar um serviço desse tipo é importante que a empresa verifique se o mesmo está em conformidade com a legislação trabalhista.