(21) 3380-9650 / (11) 4872-8258 comercial@simpax.com.br

O uso de um sistema de ponto na nuvem se tornou essencial para aumentar a produtividade na gestão de pessoas. Ele é um software alimentado pelos dados registrados em equipamentos como relógios de ponto, catracas e celulares. As informações são enviadas através da web, o gestor tem a vantagem de controlar sua equipe remotamente e pode tomar decisões de forma mais eficiente. Continue essa leitura e saiba como esse programa pode ser útil em sua empresa.

Conheça as vantagens de ter um sistema de ponto na nuvem

vantagens do uso do sistema de ponto na nuvem

Um sistema de ponto na nuvem torna mais flexível o controle de frequência de funcionários. Com esta tecnologia, você tem um leque de recursos para gerenciar as informações da jornada de trabalho dos funcionários. Ele se diferencia do controle de ponto tradicional de diversas maneiras e agiliza processos fundamentais na gestão de pessoas. Veja algumas das vantagens de usar um sistema de ponto na nuvem em sua empresa:

1 – Elimina gastos com infraestrutura

O sistema de ponto na nuvem é o mais prático e seguro para a empresa e seus funcionários. Um dos maiores benefícios, é o fato de que ele descartar gastos com de instalações e infraestrutura de TI. Além disso as consultas aos dados são muito mais rápidas, possibilitando a geração de relatórios gerenciais em tempo real.

Sem contar que os dados possuem backup automático, ou seja, você também se resguarda contra perda de informações dos seus colaboradores. Essa solução em nuvem é altamente segura e garante o acesso somente aos profissionais envolvidos no setor. Sendo assim, traz mais transparência a relação trabalhista, beneficiando todos os envolvidos.

2 – Atualizações em Tempo Real

O sistema de ponto na nuvem traz mais agilidade e precisão no acompanhamento das marcações de ponto dos funcionários, através das informações coletadas em tempo real, é possível ter um controle mais abrangente e a consulta desses dados, pode ser feita em tempo real.

O registro das horas trabalhadas pode ser acompanhado a qualquer momento pelo gestor de rh ou por diretores da organização, isso varia de acordo com as regras de autorização predefinidas de empresa para empresa. Além disso sistemas de ponto que usam computação em nuvem são atualizados automaticamente, contribuindo para a incorporação de recursos que ajudam os usuários a se manterem de acordo com as exigências governamentais.

As atualizações chegam às empresas assim que são disponibilizadas pela desenvolvedora e contribuem para que os usuários absorvam com agilidade as inovações do mercado. Por meio da simples consulta ao sistema, o usuário pode fazer todo o tratamento de ponto com cálculo de Horas Extras, Devidas, Adicional Noturno, Justificativas, Abonos, Desabonos e compensações. Isso facilita a gestão e evita surpresas no fechamento da folha de pagamento.

3 – Otimização da Folha de Pagamento

Além de trazer mais precisão ao controle de frequência, o sistema de ponto na nuvem auxilia na emissão da folha de pagamento. Os dados do relógio de ponto podem ser incorporados ao software que possibilita organizar as informações da folha de ponto e utilizá-las para montar a folha de pagamento, com mais precisão e em menos tempo.

Essa compatibilidade traz flexibilização até mesmo para as formas de marcação, que podem ocorrer dentro da empresa no relógio de ponto ou através de um aplicativo para smartphone.

4 – Gerenciamento do Banco de Horas

Um sistema de ponto na nuvem também tem a capacidade de otimizar a gestão do banco de horas. O processo ocorre por meio de uma integração do módulo de folha de pagamento com o programa que também lida com os valores relativos a cálculos como horas extras, adicionais, faltas e atrasos.

O programa possibilita um controle mais abrangente sobre a armazenagem e o pagamento das horas que são apuradas no sistema de compensação. Fazer consultas e obter relatórios de lançamentos que são essenciais, se torna muito mais prático. Tudo isto pode ser analisado dentro do sistema, através de filtros que detalham os dados por períodos ou eventos específicos.

5 – Controle de Benefícios

Um sistema de ponto na nuvem traz recursos para fazer a gestão dos benefícios dos funcionários. Por meio de uma incorporação do sistema à folha salarial da empresa, é possível gerar concessões de vale-transporte e vale-refeição com base na escala de trabalho de cada empregado.

No programa, o gestor tem diversas possibilidades para fazer ajustes nas gratificações. Quando ele ativa um benefício para o colaborador, é possível colocar o valor diário do mesmo para que o sistema calcule também o valor total da emissão do benefício e não apenas a quantidade de dias a descontar.

Toda a contabilização de dias úteis (para o período de concessão) e das faltas (abonadas, ou não) e trabalhos em dias de folga pode ser feita de forma automatizada. O administrador pode cadastrar quantos benefícios quiser, atribuir qualquer combinação desses para um ou mais funcionários e controlar toda emissão através de lotes identificáveis por um sequencial e um rótulo.

O funcionamento de Sistema de Ponto na nuvem

o funcionamento do sistema de ponto na nuvem

O acesso ao sistema de ponto na nuvem pode ser feito através de qualquer computador com acesso a internet, através do link oferecido pela empresa, com seu usuário e senha. Além disso, também pode ser aberto de forma mais prática, por meio de aplicativos para smartphones ou tablets. Basta entrar com sua credencial para ter o devido acesso.

Sendo assim, você é capaz de gerir a produtividade de seus funcionários estando em qualquer lugar desde que esteja conectado à internet. Com essa ferramenta fica fácil gerenciar todo o ciclo de trabalho, e em seguida, utilizar os dados para tomar decisões de maneira mais fácil e rápida.

Conclusão

Com um sistema de ponto eletrônico em sua empresa, você pode utilizar de forma mais eficiente os dados de frequência para controlar as horas trabalhadas e entender o rendimento de sua equipe. Sendo assim, sua empresa se resguarda de problemas trabalhistas e multas desnecessárias.

Sua empresa utiliza a web para controlar a frequência dos funcionários? Já utilizou algum programa para fazer gestão e tratamento de ponto? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência conosco.

Pin It on Pinterest

Compartilhe agora!

Publique nas redes sociais!

× Central de Vendas