As empresas já começaram a adotar medidas internas em razão do novo Covid-19 (Coronavírus). Por conta desta pandemia muitos profissionais estão mudando a forma de cumprir sua jornada temporariamente até que tudo volte a normalidade. No Brasil e no mundo uma prática que vem sendo amplamente aplicada é o trabalho Home-Office.
O Trabalho Home-Office
Na maioria dos casos, os profissionais que estiverem em perfeitas condições adotarão o home-office, ou seja, trabalharão de suas residências. A menor concentração de pessoas nos ambientes laborais contribui para uma redução na velocidade do contágio do coronavírus, tornando o trabalho à distância uma excelente solução a ser adotada pelas empresas.
Aqueles que apresentarem algum sintoma do vírus, como tosse, dificuldade respiratória, falta de ar ou febre, deverão procurar a assistência médica, antes de retomar as suas atividades. A lei Nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020 conta com uma série de procedimentos de emergência relacionados ao coronavírus, que são voltados para a saúde pública de modo geral.
Neste contexto onde o convívio social acaba sendo afetado é necessário adotar estratégias para manter a produtividade dos profissionais que irão atuar fora do ambiente de trabalho. Veja a seguir como configurar justificativas no SIMPAX neste período de regime especial de trabalho.
Justificativas: Período Em Home-Office / Coronavírus
Por conta das condições delicadas causadas pela pandemia, muitas empresas precisaram mudar suas rotinas. Aqui você irá aprender a configurar o SIMPAX para justificar o regime especial dos seus colaboradores. No exemplo abaixo você aprenderá como configurar trabalho home-office.
1- Abra o SIMPAX de sua empresa. Em seguida, acesse o menu Cadastros e selecione o módulo Justificativas:
2 – Clique no botão novo para dar início a configuração da justificativa no sistema. Ela deve ser usada nos cartões de ponto durante o período em que seus colaboradores estarão trabalhando em regime especial.
Neste exemplo iremos simular um cenário onde os funcionários não irão registrar o ponto e irão cumprir a jornada enquanto trabalham de casa. Desta forma deverá ser criada uma justificativa para ser usada nos dias de home-office.
No campo nome você irá colocar “Home-Office”, na parte “Descrição” você deve preencher com informações adicionais e no campo “Sigla” coloque uma abreviação de sua justificativa. Em seguida marque os campos Abonadora e Desconsidera Falta. Isso significa que essa justificativa servirá para abonar e desconsiderar faltas. Para finalizar a configuração clique no botão atualizar.
Após a configuração da justificativa você irá configurar o período por meio do Calendário da empresa. Para gerenciar o calendário clique no menu Cadastros > Calendário Corporativo.
Ao acessar o calendário corporativo, clique no botão Novo. Em seguida você dará um nome para o Evento Corporativo. Em seguida você poderá configurar de que forma esse evento irá afetar os cartões de ponto.
Você deverá inserir um “Título” para o evento como (Home Office ou Quarentena), em seguida coloque o intervalo de tempo desejado nos campos “Data e Data Final”. Em seguida marque a opção “Dia todo”. Isso significa que esse evento irá afetar os cartões dos funcionários no período assinalado.
Esse ajuste permitirá que todos os cartões de ponto no período de sejam fechados sob a justificativa de trabalho Home-Office, assim como foi citado acima. Saiba mais como usar esta e outras funcionalidades do Sistema Simpax em nosso Canal no Youtube.
O Registro de Ponto por Aplicativo
O uso de aplicativos para marcação de ponto é permitido por meio da portaria 373 do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Esta lei foi promulgada para flexibilizar algumas exigências do controle de ponto eletrônico, ou seja, ela complementa a Portaria 1510/2009.
Essa lei passou a permitir a adoção de outras ferramentas para registrar o ponto além do relógio de ponto digital. O colaborador de qualquer local que esteja, pode usar o próprio celular para marcar o ponto, garantindo uma jornada mais produtiva. Sendo uma excelente alternativa em casos de jornadas que são realizadas fora da matriz.
O Aplicativo de Ponto e Presença – SIMPAX. GEOLOC
O Aplicativo Geoloc é um bom exemplo da tecnologia mobile (celulares e tablets) como ferramentas para registro de ponto de trabalhadores externos ou em Home-Office. Este app é um grande aliado do gestor de recursos humanos em um momento como este onde as jornadas estão sendo cumpridas de forma alternativa levando as empresas a adotarem soluções inteligentes.
Com o próprio celular ou um aparelho disponibilizado pelo empregador, o profissional pode marcar o ponto ou a presença em algum local de atendimento para registrar o cumprimento da jornada. Além disso, o histórico das marcações fica disponível para consulta.
O Gestor também pode consultar remotamente todas as marcações feitas direto do SIMPAX. Para acessar as marcações basta entrar no Menu Registros > Cartões de Ponto. Em seguida basta escolher o colaborador.
Na consulta dos registros de ponto você consegue ver os horários, em qual aparelho o ponto foi marcado, o tempo de atraso e ainda possui a localização em que o funcionário marcou o ponto na ocasião.
Essa solução está em conformidade com a portaria 373 e pode trazer uma melhora significativa em sua gestão de recursos humanos, reduzindo custos e tornando seu controle da jornada mais eficiente.
Sendo assim, você é capaz de gerir a produtividade de seus funcionários estando em qualquer lugar desde que esteja conectado à internet. Com essa ferramenta fica fácil gerenciar todo o ciclo de trabalho, mesmo em casos de trabalho remoto. Sendo assim, utilizar os dados para tomar decisões de maneira mais fácil e rápida.
Conclusão
Com o uso de uma solução de ponto mobile fica fácil gerenciar todo o ciclo de trabalho de seus colaboradores, mesmo em casos de pandemias como a do coronavírus, que acabam limitando o convívio social. Fale conosco e saiba como fazer uma boa gestão da jornada em sua empresa. Conheça nosso sistema e torne sua equipe muito mais produtiva.