fbpx
(21) 3380-9650 comercial@simpax.com.br

O relógio de ponto é o que existe de mais sofisticado para controlar a assiduidade realizado diariamente. Sua utilização traz grandes benefícios, entre eles a redução de custos, otimização nos processos e o aumento na produtividade. Através do relógio biométrico, o trabalhador marca ponto com segurança. Com os dados armazenados pelo relógio de ponto, é possível descomplicar os processos na gestão de rh.

Os benefícios do Relógio Biométrico na Gestão de Recursos Humanos

Uma empresa que adota o uso do relógio biométrico facilita a gestão de recursos humanos, se respalda contra problemas trabalhistas e aumenta o rendimento da sua equipe. Conheça 3 vantagens na utilização do equipamento para controlar a assiduidade dos funcionários:

1- Seguro para a Empresa e seus Funcionários

O relógio biométrico é um dispositivo regulamentado pela Portaria 1510 e proporciona segurança jurídica para a empresa que o utiliza, pois é capaz de gerar o registro de ponto de forma eficiente, todos os dados dos colaboradores cadastrados, assim respaldando contra fraudes e processos trabalhistas.

O registrador de ponto biométrico possui uma impressora embutida, permitindo que o funcionário ao marcar ponto, possa receber um recibo de sua atividade, lhe possibilitando guardar um comprovante. Deste modo, o colaborador pode ter o controle sobre as horas trabalhadas, confirmá-las se necessário e passa a ter mais pontualidade, evitando perdas em seu salário por descontos indevidos. 

2 – Aumento na Produtividade

registros de ponto

O relógio de ponto é a melhor ferramenta para fazer a marcação da frequência, pois acelera o processo de gestão de rh e a averiguação do cumprimento das horas trabalhadas. O aparelho pode reconhecer funcionários por meio do uso de cartões, biometria ou teclado.

Este aparelho garante a assiduidade dos trabalhadores e o cumprimento da jornada estabelecida, evitando horas extras desnecessárias. Desse modo a empresa reduz custos e os colaboradores podem ter uma melhor qualidade de vida. Os dados dos funcionários que são registrados pelo relógio de ponto com comprovante, podem ser integrados a um software de ponto eletrônico biométrico e este administrado pelo setor de recursos humanos.

O sistema de ponto é um programa desenvolvido para ser integrado a equipamentos como o relógio biométrico, catracas e fechaduras eletrônicas, podendo ser acessado diretamente pela web. Em certos casos, ainda é possível acessar sem necessitar de instalações, cabeamentos e evita gastos adicionais.

Aplicando o ponto eletrônico biométrico, economiza uma grande quantidade de papel, que antes era utilizada nos livros de assinatura de ponto, assim trazendo a praticidade do controle para a palma da sua mão. Fazer todo o monitoramento fica mais fácil, rápido e ao seu alcance.

O gestor que dispõe desses recursos tem mais tranquilidade para trabalhar pois tem todo o domínio dos horários em que seus colaboradores executaram suas funções na empresa, pagando de acordo com as horas trabalhadas e ainda oferecendo mais segurança e saúde financeira para sua organização.

No que diz respeito aos funcionários, os dados de assiduidade podem ser utilizados para motivá-los a obter melhores resultados em seu trabalho, assim, eles vão sentir que seu esforço está sendo notado e devidamente valorizado trazendo mais resultados positivos para a empresa.

3 – Integração com Sistema de Ponto Eletrônico

software de ponto eletrônico

Ao integrar a folha de ponto a um sistema, o administrador tem em mãos uma ferramenta que agiliza as tarefas rotineiras do setor de recursos humanos. Ele tem um controle preciso do tempo de trabalho e também das horas extras, assim permitindo mais facilidade na emissão de relatórios e análises diárias.

O aparelho através de conexão com a internet, seja através de rede local, wi-fi ou 3G, transfere os dados das marcações de ponto em tempo real, para o sistema que disponibiliza para o administrador de forma clara, as informações dos trabalhadores, notas complementares e o possibilita gerar relatórios com base nesse material.

Toda a contabilização de dias úteis, das faltas e horas extras de trabalho dos colaboradores são feitas de forma automática. O gestor pode cadastrar os benefícios de seus funcionários e dentro do software e controlar a emissão deles. No final, tudo pode ser exportado em outros formatos, onde o usuário escolhe se deseja exportar em um documento impresso, uma planilha ou um arquivo PDF.

Essa integração com um relógio biométrico requer um investimento por parte da empresa, que agrega, a otimização dos processos de gerência, reduz o esforço em processos e possibilita administrar os colaboradores em tempo real. O gestor tem um domínio muito mais eficiente sob seus colaboradores, além de se resguardar contra problemas de perda de dados, pois ao utilizar o ponto eletrônico, a empresa fica muito mais segura.

Conclusão

A empresa que utiliza um sistema de ponto, se resguarda contra futuros inquéritos, reclamações e multas trabalhistas. Ao usar um software de ponto eletrônico, as informações são enviadas do relógio de ponto para o sistema. Com o acesso a esses dados, o gestor pode emitir relatórios sobre as horas trabalhadas, monitorar a produtividade de seus colaboradores e ver se a jornada de trabalho está sendo realizada de forma adequada.

Fazendo esta combinação entre o relógio de ponto biométrico a plataforma web, todos os dados da sua empresa estão protegidos e você possui a liberdade de acessá-los sempre que desejar. Sua empresa utiliza ponto relógio de ponto para controlar a jornada dos funcionários? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência conosco.

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Compartilhe agora!

Publique nas redes sociais!

×

Olá!

Clique em um dos nossos representantes para conversar pelo WhatsApp

×