Manter a atenção do aluno em sala de aula não é tarefa fácil. Em um cenário educacional em constante transformação, a presença da tecnologia tem se mostrado como uma solução positiva para impulsionar o aprendizado de crianças e jovens de maneiras diversificadas. De Inteligência Artificial Generativa à leitura facial, as inovações tecnológicas ganham cada vez mais força nos programas educacionais do Brasil, é a chamada Escola 5.0.
Segundo especialistas, a interatividade proporcionada por dispositivos e softwares educativos não apenas torna o aprendizado mais dinâmico, mas também estimula o pensamento crítico e a resolução de problemas desde cedo. Mas vale destacar: as novas tecnologias na educação não substituem o professor, e sim funcionam como facilitadores de aprendizagem. A personificação é um dos recursos que ajuda a superar desafios e identificar os problemas de cada estudante.
Veja alguns exemplos de tecnologia da Educação 5.0:
Analytic Learning
A aplicação da análise de dados no contexto educacional traz consigo uma série de benefícios. Essa abordagem permite a identificação de dúvidas e dificuldades, além de antecipar cenários e destacar os modelos de ensino mais eficazes.
BYOD
O que antes era proibido, agora está em avaliação. O termo BYOD, que significa “Bring Your Own Device” (traga seu próprio dispositivo), refere-se a uma metodologia inovadora em que os alunos trazem seus dispositivos móveis para a sala de aula. Essa prática possibilita o acesso a materiais online, atividades de realidade virtual e compartilhamento de arquivos, promovendo uma abordagem mais personalizada e dinâmica ao aprendizado, além de mais autonomia ao aluno.
Realidade Virtual e Aumentada
Enquanto a realidade virtual utiliza tecnologias 3D e Inteligência Artificial para criar ambientes imersivos, a realidade aumentada promove um mundo de descobertas por meio de dispositivos específicos. Ambas, no entanto, desempenham um papel crucial na criação de ambientes interativos e propostas inovadoras de atividades educacionais, elevando a experiência de aprendizado a patamares nunca antes explorados.
Inteligência Artificial
O uso da Inteligência Artificial no ensino pode colaborar desde a automatização de tarefas administrativas até a recomendação de livros e materiais. Também tem se mostrado eficiente em programas de auxílio à escrita e leitura.
Ambiente imersivo é fundamental
Um ponto crucial nessa revolução educacional é a relevância dos ambientes imersivos. A utilização de tecnologias transporta os alunos para experiências educacionais envolventes e interativas, que não devem ser limitadas às salas de aula. “Esses ambientes imersivos não apenas capturam a atenção das crianças, mas também oferecem uma compreensão prática e tangível dos conceitos, consolidando o aprendizado desde o momento em que elas adentram a escola. O estímulo à tecnologia deve fazer parte de um ecossistema integrado”, explica Jocimar Ristow, diretor da Simpax, empresa especializada em soluções tecnológicas e inovadoras para controle de acesso, ponto e presença através de IA.
Pensando nessa integração, a empresa desenvolveu um software que otimiza o controle de entrada e saída de alunos através do reconhecimento facial. O programa ajuda ainda na gestão de tráfego no entorno de unidades de ensino. “Quando o carro do pai ou responsável pelo aluno passa a cancela da escola, a professora daquela turma já é notificada de sua presença e vai buscá-lo na entrada do colégio. Na saída a mesma coisa, só que de forma inversa. Toda essa jornada é integrada em smartphones, TVs e outros dispositivos, fazendo com que todos os responsáveis estejam cientes de cada etapa do processo”, explica Ristow.
De acordo com o diretor, a integração de reconhecimento facial e gestão centralizada oferecida pelo software não apenas fortalece a segurança, mas também estimula a autonomia dos alunos. “A tecnologia se torna uma aliada na construção de uma atmosfera escolar positiva, onde o foco no aprendizado é potencializado pela praticidade e inovação. Os alunos ficam ansiosos para interagir com o dispositivo”, enfatiza.
A expansão da Escola 5.0 funciona como mecanismo catalisador para a excelência educacional, demonstrando que a tecnologia, quando aplicada de maneira inteligente, é um estímulo poderoso para o aprendizado.