A produtividade é um pilar fundamental para o sucesso e crescimento de qualquer empresa no ambiente de trabalho. Ela representa a eficiência com que as atividades são realizadas, maximizando a utilização dos recursos disponíveis, sejam eles financeiros, humanos ou tecnológicos. Uma equipe produtiva é capaz de atingir metas e prazos com mais facilidade, entregar resultados de qualidade e se adaptar rapidamente a desafios e mudanças no mercado.
Além disso, a produtividade contribui para a redução de custos operacionais e para o aumento da competitividade, fatores cruciais para que uma marca tenha destaque no mundo corporativo. No âmbito individual, a busca pela produtividade estimula o crescimento profissional do colaborador, incentivando-o na busca pelo aprimoramento de suas habilidades e na superação de desafios.
Ainda assim, sabemos que nem sempre é fácil nos mantermos produtivos. Alguns empecilhos do dia-a-dia, como alto volume de trabalho, prazos apertados e ineficiência de sistemas podem atrapalhar esse rendimento. A boa notícia é que já existem tecnologias simples que podem ajudar a otimizar o sucesso da equipe. Listamos cinco estratégias que empresas podem aderir para melhorar a produtividade de seus colaboradores durante a jornada de trabalho.
1 – Registro de ponto por biometria facial
Estamos habituados ao uso do reconhecimento facial para controle de acesso em condomínios, centros empresariais, bancos, entre outras instituições. O que muitos gestores ainda não sabem, é que esse recurso é uma excelente solução também para o registro e controle de ponto do trabalhador.
Através de um aplicativo instalado no celular ou de um terminal fixo na parede, é possível que o colaborador registre seu ponto com facilidade através do reconhecimento facial. O método permite o registro sem necessidade de contato físico com os equipamentos. Além disso, ela reduz de forma significativa a chance de problemas técnicos. Essa metodologia também promove mais segurança ao funcionário e à empresa, uma vez que não permite fraudes ou adulterações.
Simpax – Controle de Ponto por Reconhecimento Facial
2 – Considere a possibilidade de outros modelos de jornadas de trabalho
Desde a pandemia da Covid-19, o home office vem se popularizando no Brasil e no mundo. Com o tempo, gestores e empresas avaliaram que o trabalho remoto ou híbrido favorece a produtividade do colaborador. Por isso, vale a pena considerar e testar diferentes jornadas de trabalho para sua equipe.
Atualmente, existem recursos para controle de ponto que permitem o registro em qualquer lugar e até mesmo sem conexão com a internet. Além disso, esses aplicativos possuem funcionalidades que informam a localização geográfica exata, data e horário sincronizados do colaborador no momento do registro. Esse tipo de inovação favorece o trabalho à distância até mesmo em áreas remotas, além de demonstrar com transparência a atividade do trabalhador.
Veja como funciona o Simpax Geoloc. Mono
3 – Adoção de tecnologias e sistemas de qualidade
Não há como garantir um bom rendimento sem sistemas de qualidade. Invista em inovações que ajudem sua equipe a otimizar tempo, como a gestão de ponto com armazenamento em nuvem, que permite acesso em qualquer lugar e a qualquer hora.
Teste também processos de automação, como a implantação de chatbots para atendimento e softwares de Inteligência Artificial para otimização de planilhas e serviços repetitivos.
4 – Incentive a comunicação
Os colaboradores precisam ter a garantia de um canal de comunicação aberto, transparente e participativo com a empresa. Por isso, mantenha a proximidade necessária com os departamentos e tenha sempre atualizado e em funcionamento canais para falar com seus colaboradores, por exemplo chats, e-mails, telefones e até reuniões presenciais.
5 – Sem motivação, nada acontece!
De nada adianta implantar novos métodos e tecnologias se não há motivação na equipe. A motivação desempenha um papel fundamental no ambiente de trabalho, pois é um fator chave para impulsionar a produtividade, o engajamento e o bem-estar dos colaboradores. Quando os funcionários estão motivados, sentem-se mais comprometidos com suas tarefas e metas, buscando constantemente superar desafios e alcançar novos resultados. A motivação também promove uma cultura organizacional positiva, onde o trabalho em equipe é incentivado, a criatividade é estimulada e a resiliência é cultivada diante de obstáculos.