O ponto eletrônico é a evolução do sistema de ponto tradicional. Os equipamentos empregados nesse sistema devem possuir seu próprio software e ter um mecanismo interno de bobina de papel, para que sejam impressos os comprovantes para os trabalhadores que marcarem presença na empresa. Sua utilização beneficia o empregador e seus funcionários, tornando a relação entre eles mais justa, sempre respeitando as diretrizes que são estabelecidas pela lei.

Gestão de pessoas otimizada pelo ponto eletrônico 

 

relógio de ponto eletrônico - sistema de ponto eletrônico simpax

 

Com essa tecnologia, o gestor de recursos humanos reduz os gastos em sua empresa e diminui o tempo necessário para tomar decisões, assim, ele gerencia de forma mais efetiva seus colaboradores. O sistema de ponto eletrônico possui um excelente custo-benefício para o administrador que decide aplicá-lo em sua instituição. Conheça 5 vantagens da utilização do ponto eletrônico:

1 – Sofisticação

 

A marcação de ponto que antes era feita manualmente, agora pode ser realizada através da digitação, por uso de crachá ou até mesmo com biometria. O relógio de ponto eletrônico, equipamento utilizado para marcação, conta com uma grande capacidade de armazenamento e possibilita a utilização de softwares que podem integrar diferentes áreas de uma empresa, gerando relatórios e auxiliando na gestão de pessoas.

O ponto eletrônico garante o bom rendimento dos trabalhadores e o cumprimento da jornada estabelecida, evitando horas extras desnecessárias. Com o avanço desta tecnologia, esse sistema se tornou mais acessível às instituições, possibilitando que até mesmo que funcionários que trabalham à distância pudessem registrar seu ponto, se conectando por meio de aplicativos. Com esses recursos à sua disposição, o empregador reduz os custos operacionais nos projetos de sua organização e seus funcionários podem ter melhores condições de trabalho.

2 – Praticidade

 

Quando os funcionários marcam a frequência, os dados são registrados no relógio de ponto eletrônico e estes podem ser integrados a um programa para fazer a gestão destas informações. O software pode ser controlado pelo administrador da empresa ou gestor de recursos humanos da organização e através da plataforma na web, operar diversos processos gerenciais em poucos cliques.

Com a utilização do ponto eletrônico, a empresa deixa de gastar uma grande quantidade de papel, que antes era usada nos livros de assinatura de ponto, assim possibilitando que o controle da frequência dos funcionários seja monitorado de forma rápida e efetiva.

Existem softwares que são projetados para comunicar-se com relógio de ponto eletrônico e controlar seus dados, por meio deles as empresas podem acessá-los de qualquer computador. O gestor entra no sistema sem precisar de grandes instalações, cabeamentos extensos e evita gastos adicionais. Fazer todo o monitoramento dos colaboradores de uma empresa, conferências e comprovações fica mais fácil, rápido e ao seu alcance.

3 – Comunicação e Integração com Softwares

 

Um software para gestão de pessoas é capaz de trazer uma grande otimização para os processos do setor recursos humanos de uma empresa. Esse tipo de programa se relaciona com o relógio de ponto eletrônico instalado na sede da organização e através de uma conexão com a internet, os dados são enviados para o programa, onde a empresa recebe e acessa as informações dos seus funcionários instantaneamente.

Utilizar-se dessa integração entre dispositivo e software é benéfico para todos, pois diminui o tempo gasto na conferência de dados, cálculos trabalhistas são simplificados, equipes externas podem marcar presença através de geolocalização, pode ser feito um controle e emissão de benefícios, entre outros recursos que visam simplificar o trabalho do gestor e aumentar a produtividade da organização como um todo.

O programa para controle de ponto pode cadastrar uma grande quantidade de funcionários, conforme a necessidade da empresa, simplifica o cálculo de horas extras e otimiza de forma geral os processos vitais para o gerenciamento de pessoas na empresa. Para ser difundido e comercializado, ele deve estar de acordo com as diretrizes da Portaria 1510 do Ministério do Trabalho e Emprego.

4 – Proporciona Segurança Jurídica

 

O ponto eletrônico digital é regulamentado pela Portaria 1510, também conhecida como “Lei do Ponto Eletrônico”. Ela direciona o controle de jornada de trabalho nas empresas e tem o objetivo de disciplinar o registro eletrônico de ponto, os equipamentos utilizados, sistemas e comprovantes impressos.

O administrador que deseja utilizar este equipamento, deve obter apenas modelos homologados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que são os mais confiáveis e seguros para obtenção de dados e auditorias fiscais. Além disso, uma empresa ao integrar o ponto eletrônico em na sua rotina, reduz os riscos trabalhistas e ficar livre de problemas judiciais.

5 – Dados Precisos

 

O uso do ponto eletrônico é feito através de um dispositivo de controle de frequência, conhecido como REP (Relógio Eletrônico de Ponto). Este equipamento faz com que a marcação de ponto dos funcionários seja mais prática e precisa eliminando todos os tipos de fraude. Ele também é uma excelente para os funcionários, pois ele tem mais exatidão na verificação de dados.

Através dos comprovantes emitidos pelo relógio na marcação de ponto, os colaboradores podem conferir os horários e ao final do mês fazer uma comparação com seu salário e verificar se ele foi pago corretamente. Além disso, fica bem mais fácil para o gestor fazer cálculos trabalhistas, detectar atrasos, faltas, horários de repouso e intervalos para almoço, que são fundamentais para garantir uma maior qualidade de vida dos trabalhadores.

Conclusão

amplie a gestão de pessoas com sistema de ponto eletrônico - simpax

O uso do ponto eletrônico torna a organização mais transparente, fortalecendo o elo entre ela e seus funcionários, a resguarda juridicamente e ainda evita multas desnecessárias. Integrando o REP a um software de gestão de pessoas, a empresa amplia mais seu poder gerencial sobre os funcionários e agiliza seus processos, executando tarefas que antes levavam dias, em alguns minutos e com poucos cliques.

simpax - gestão de pessoas

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